Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Bate-bate no embate de candidatos em Teresópolis

Tricano não compareceu o acabou o grande ganhador do duelo

Wanderley Peres

Realizado pela tevê Cidade, foi nesta segunda-feira, 16, o primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Teresópolis nas eleições de 6 de outubro que vem. Dos cinco pretendentes ao palácio da Reta, apenas Tricano não compareceu, alegando compromissos previamente agendados.

“Infelizmente, devido a compromissos previamente agendados, não será possível comparecer. Ficamos à disposição de participar e contribuir com o debate”, assinou Nilton Canto, advogado de campanha.

Apresentador do programa, que teve banca de advogados para auxiliar nos pedidos de direitos de respostas, Alberto Migueis explicou as regras do Debate, chamando os candidatos um a um a se apresentar ao telespectador, Beique San, do PSol-Rede e Leonardo Vasconcellos, do União; e Alex Castellar, do PL, e Julio Rocha, do Agir; todos agradecendo o espaço, lamentando a ausência do candidato Tricano os candidatos do PL, do Agir e do PSol. “O debate é uma oportunidade, e debater as ideias uma necessidade”, disse um, “lamentável a ausência”, concluindo o outro que “aqueles que não comparecem aos debates não merecem o prestígio da população”.

Alex Castellar (PL) criticou apenas os candidatos Mario Tricano e Leonardo

Primeiro a falar o que pretende fazer como prefeito, caiu para Leonardo o assunto educação, quando o candidato falou das propostas de construção de creche da mãe trabalhadora, “para ajudar o comerciante, respeitar a mãe e dar atenção à criança”, lembrando o prêmio Mais Educação, que ganhou quando foi secretário, e ainda dos projetos Merenda o Ano Inteiro, voltado às camadas mais carentes.

Fora essa fala sobre propostas, o primeiro bloco do programa serviu mais para os candidatos se engalfinharem, tendo como alvos o candidato Leonardo, que chegou a ser chamado de aliado de Tricano e patrocinador da venda da água. “Sou o único político que entrou com procedimento na Justiça contra a venda da água. Dizer que fui a favor disso ou que sou aliado de quem primeiro tentou vender a água é a prova de que o concorrente desconhece a nossa cidade. Se hoje existe processo na justiça para acabar com a concessão da água foi providência de Leonardo, inclusive a ação do TCE que pode, sim, desfazer esse mal feito”, respondeu Leonardo. “O candidato de Guapi é bom de falar, mas não tem o que falar sobre o que fez por Teresópolis, porque nada fez pela cidade enquanto deputado”, emendou.

Candidato Júlio Rocha (AGIR) usou seu espaço de falar para criticar Leonardo Vasconcellos (União)

Mais que isso, até onde deu para assistir, porque o som falhou insistentemente, e os candidatos, em certos momentos, foram irritantes e bem mal-educados, fugindo ao interesse público do debate; retrucando Beique San, que quis saber sobre o polpudo orçamento da Prefeitura e a falta de investimentos na cidade, em defesa do governo, o candidato Alex imitou o prefeito, culpando os precatórios, sem ser lembrado pelos concorrentes que os precatórios triplicaram de valor porque o Vinícius deu o calote na dívida ao longo dos três anos do seu governo, daí o caos instalado. E respondendo ao Leonardo sobre o uso de contratados na Prefeitura em vez de servidores concursados, Beique San disse que faltou fiscalização da Câmara, retrucando Leonardo que a Câmara cobrou sim e fez até lei para que a Prefeitura publicasse os nomes dos nomeados, publicação oficial que antes não havia.

Candidato Beique San (PSOL) criticou todos os candidatos durante o Debate

Depois de vários outros ataques, e deselegâncias desnecessárias, como os saquinhos de maldades dos candidatos que deveriam falar de propostas ainda não estavam vazios, o candidato Alex perguntou ao candidato Leonardo sobre a prisão dos vereadores, a sua, especificamente, e porque o Tricano o teria apoiado em eleição, depois disso, e também porque aprovou as contas do ex-prefeito, permitindo que ele participasse do pleito em curso.

“O que de fato aconteceu é que o Tricano criou uma armação para prender os vereadores, e ele confessou isso em recente entrevista ao jornal Diário, porque ele queria vender a água, e a Câmara era contra a concessão, como sempre foi. Nunca fui gravado, nunca fui ouvido, e nunca fui condenado. Minhas certidões confirmam o que digo, e o prefeito mentiroso Tricano, que é bom de falar mentira nas ruas, mas diante da Justiça treme, deixou claro isso no Tribunal, afirmando em juízo que nunca pedi nada a ele”, mandando em seguida, que sua assessoria disponibilizasse o depoimento de Tricano em juízo, onde o concorrente teria confirmado a sua inocência.

Durante o debate o candidato Leonardo Vasconcellos divulgou um link onde apresenta um vídeo de Mario Tricano em depoimento para Justiça

Ainda sobre a agonia dos ataques, no debate que deveria servir para a apresentação de propostas de governo, e que mais pareceu uma guerra de alfaiates tamanha as tesouradas e quantidade de alfinetes, sobre o voto de Tricano na eleição de deputado, Leonardo disse que o ex-prefeito é um tresloucado e que age pelas emoções e decisões que são suas, observando ao algoz que o candidato apoiado pela máquina administrativa é que deveria perguntar ao ex-prefeito sobre o assunto. Sobre ter aprovado as contas de Tricano na Câmara, o que permitiu que o ex-prefeito fosse agora candidato, mesmo depois de ter sido preso por iniciativa do ex-prefeito, Leonardo disse que isso prova bem a sua independência e isenção à frente do poder Legislativo, porque examinou as contas e viu que cabia elas serem aprovadas, e os vereadores é que as teriam aprovado a partir de um exame técnico. “Me surpreende o candidato que representa neste debate um governo que é o verdadeiro lamaçal da cidade querer andar como uma garça, alva e toda branca, jogando farpas, como se não fosse parte de toda essa lama”, afirmando que a candidatura Alex era uma continuidade do governo do atual prefeito, que estaria disputando um terceiro mandato à prefeitura.

E mais não vi, porque foi difícil conseguir assistir.

PRÓXIMO DEBATE É NA DIÁRIO

Na sexta-feira da semana que vem, dia 27 de setembro, ocorre o grande debate entre os candidatos à Prefeitura de Teresópolis, o Debate da OAB com a Diário Tevê, dando sequência à série de entrevistas do DIÁRIO, que teve duas temporadas, e ouviu todos os candidatos a vice-prefeito e todos os candidatos a vice-prefeito.

Edição 19/09/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Fórum vai debater soluções para a mobilidade urbana de Teresópolis

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Caixa disponibiliza aos estudantes contratação digital do Fies por aplicativo

Semana Move 2024:  Sesc Teresópolis oferece atividades gratuitas para combate ao sedentarismo

Fábrica de Desenhos Animados terá mostra de trabalhos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE