Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Beneficência começa a fazer consultas e cirurgias ortopédicas pelo SUS

UPA vai manter atendimento para pacientes da ortopedia até o final do mês de março

Desde esta quarta-feira (13), o hospital Beneficência Portuguesa, na Ermitage, tem uma ala funcionando 24 horas, com consultório médico, salas de gesso e de Raio-X e centro cirúrgico específicos para pacientes do SUS na especialidade de Ortopedia de baixa e média complexidade. Para tanto, conta com cerca de 20 profissionais especializados. “Estamos trazendo serviços de Ortopedia e também nas áreas de Oftalmologia e de Urologia. Pretendemos zerar a fila de pacientes que esperam para serem atendidos. Encontramos uma equipe nova de ortopedistas contratados, uma reveladora de raio-x digital, que melhora e dá celeridade aos procedimentos. Isso vai fazer muita diferença na saúde pública”, enalteceu o Prefeito Vinicius Claussen, que acompanhou o primeiro dia de atendimento.
Para o diretor tesoureiro da Beneficência Portuguesa, Paulo Ribeiro, a iniciativa dá maior resolutividade e melhora o atendimento à população. “Teremos uma agilidade maior para este paciente, pois em até três dias estaremos prontos para fazer as cirurgias que se fizerem necessárias. Todos os setores estão prontos e organizados”, garantiu. 

Acesso e primeiro atendimento
A Prefeitura está tomando providências para facilitar o acesso de pacientes à Beneficência Portuguesa, no bairro Ermitage. “Solicitamos à Viação Dedo de Deus mais linhas regulares para atender os bairros e a Beneficência Portuguesa”, adiantou o Prefeito. Uma das primeiras pacientes a serem atendidas no novo setor foi a adolescente Iasmin, com uma luxação no joelho. A mãe dela, a lavradora Silvia Maia, aprovou. É ótimo ter atendimento num espaço novo e com toda atenção médica. O atendimento é completo”, elogiou.

Ortopedia na UPA 
Até o fim de março, o atendimento de Ortopedia será feito também na UPA 24 Horas, no Bom Retiro. A partir de abril, pacientes da especialidade serão atendidos exclusivamente na Beneficência. Para o secretário de Saúde, a medida só traz benefícios para a população e a transição do serviço será tranquila. “Na UPA, o paciente dá entrada, por exemplo, com uma fratura e é imobilizado. Depois, é encaminhado para o ambulatório do UNIFESO ou do Hospital das Clínicas, para aguardar consulta médica. Na Beneficência Portuguesa, o paciente dará entrada e terá atendimento completo, com raio x, imobilização e consulta médica e, caso precise, será operado no hospital. A UPA não tem centro cirúrgico”, explicou Antonio Henrique Vasconcellos. “É um grande avanço para desafogar a UPA, que faz de 40 a 50 atendimentos só de ortopedia. E nem tem centro cirúrgico para esses pacientes. A partir de agora, eles passam a ser atendidos numa unidade hospitalar com cirurgia e internação garantidas”, concluiu Demétrio Arbex, diretor médico da UPA de Teresópolis.

 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 30/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Populares ajudam vítima de arrombamento e furto na Várzea

Dia do Trabalhador terá tarifa zero nos ônibus municipais em Teresópolis

Festival gastronômico “BBQ” neste sábado no Le Canton

Feirinha do Alto com horário especial no feriado prolongado do Dia do Trabalhador

Exposição Agropecuária de Petrópolis começa nesta quinta

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE