Wanderley Peres
Vereador e prefeito de Petrópolis, deputado por dois mandatos, quando aprovou leis importantes para a região Serrana como a de incentivo fiscal à fabricação de cervejas artesanais e de redução do ICMS de 18% para 3% em Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, e outras cidades próximas, o deputado Bernardo Rossi visitou Teresópolis nesta quinta-feira, 2, fazendo contatos diversos e participando de entrevista no programa Hélio Carracena, da tevê Diário.
“Essa região nossa é belíssima. De uma importância cultura e história enorme, destacando-se os contornos da Serra dos Órgãos e a relevâncias dos parques Nacional e Estadual, que abrangem vários municípios, preservando a Natureza e promovendo o turismo. Qualquer iniciativa que facilite a vida dos empreendedores da região, como o Mercoserra, por exemplo, vão promover a geração de emprego e o incremento da economia, que melhora a vida de todos.
Como sub secretário de Governo do Estado, na pasta das Cidades, o ex-deputado Bernardo Rossi participou, também, da implementação de diversas obras, no município auxiliando na reforma da estrada RJ-130, e mesmo na reforma da rodoviária, da revitalização da Feirinha do Alto, no asfaltamento de ruas do município e no reasfaltamento da RJ 242, a Estrada de Água Quente, que também está contando com a presença do estado.
“Em Teresópolis, tivemos participação na realização de diversas obras, com o apoio do prefeito Vinicius, do assessor especial do Estado, Alex Castelar, e pudemos dar o suporte a essas ações do governo Cláudio Castro em diversos municípios, especialmente Teresópolis. O turista precisa ser provocado a conhecer as nossas cidades, mas ele tem que ter gosto em querer voltar à região. E esse retorno do visitante só acontece se ele encontrar uma região agradável, não apenas numa cidade, mas como um todo. Mas, além das ações visando a visitação, que são importantes para as economias locais, atuamos com importantes ações da secretária na reforma de conjuntos habitancionais, na regularização fundiária, naconstrução de casas e e na implementação de programas importantes como o SOS Chuvas e SOS Habitação, em apoio às pessoas que necessitam de moradias. Há uma dívida social do estado muito grande e por isso mesmo mais 500 casas serão construídas em Teresópolis. Precisamos de política de curto, médio e longo prazo, além de programas de conscientização para os riscos e de apoio, planejamento de construção, com a participação de engenheiros e arquitetos sociais, e a novidade do georefernciamento, que permite uma fiscalização on line, dando eficiencia à fiscalização e promovendo a prevenção, que é muito importante. O mundo vive um tempo muito dificil com essas restrições em função da pandemia e as parcerias dos governos do Estado e Federal no suporte aos municípios são fundamentais para que a população suporte o impacto provocado pela pandemia.
PETRÓPOLIS
“O Cláudio Castro tem sido um grande governador para a nossa região, com importantes obras em Teresópolis e nas cidades próximas. Com o episódio das chuvas fortes em Petrópolis ele deu total apoio. Se mudou até para a cidade nestes dias complicados, por mais de uma semana, e resultado do que viu de perto, depois de levantadas as necessidades, o governo vem investindo pesado na prevenção e em obras de recuperação da cidade que a prefeitura não teria como fazer. E Petrópolis já está apta para receber os turistas em seus atrativos que trazem turistas do Brasil inteiro e recebe também os moradores de municípios vizinhos”.