Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Biblioteca Municipal Antônio Paulo Capanema de Souza celebra 85 anos de criação

Com mais de 60 mil títulos, ela é considerada a maior biblioteca da Região Serrana

A Biblioteca Municipal Antônio Paulo Capanema de Souza, atualmente localizada na sede da Secretaria Municipal de Educação de Teresópolis, celebra 85 anos de criação neste mês de novembro e para comemorar, foi promovido um evento que contou com a abertura de uma exposição sobre a história da maior biblioteca municipal da Região Serrana.
Participaram da comemoração a secretária de Educação, Carla Rabello, e parte da equipe da SME, equipe da biblioteca, o secretário de Cultura, Wanderley Peres, e o subsecretário da pasta, Arnaldo Almeida, o ex-vereador Hélio Delgado, autor do projeto de lei que denominou a biblioteca com o nome do médico e presidente da Feso, Antônio Paulo Capanema de Souza, e o presidente da ATL (Associação Teresopolitana de Letras), Delmo Ferreira.
“Estamos aqui celebrando 85 anos da nossa Biblioteca Municipal, com a presença de convidados muito especiais, que fazem parte da história deste espaço, como o professor e ex-vereador Hélio Delgado, Wanderley Peres e Arnaldo Almeida, da Cultura, e Delmo Ferreira. Aproveito a oportunidade para convidar quem ainda não conhece a nossa biblioteca e, para quem já conhece também, que venha aqui fazer uma visita pela nossa exposição de fotos, conhecer o nosso lugar e se tornar um leitor!”, enfatizou Carla Rabello.

Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, destaca a importância da leitura para o desenvolvimento pessoal e profissional. Foto: AsComPMT

85 anos de história
A exposição conta com 50 fotos que percorrem os 85 anos de história da biblioteca, desde a inauguração, em 9 de novembro de 1940, por iniciativa do então prefeito Waldemar Assis Ribeiro, passando pelos locais que já foram sede, como a Casa da Memória Arthur Dalmasso e a Câmara Municipal. Durante o evento, o professor Marcos Habib, Relações Públicas da biblioteca, fez um resumo sobre a história do local.

Secretária Carla Rabello agradece a presença de todos e convida o público a visitar o espaço. Foto: AsComPMT

Mudanças ao longo dos anos
Ao longo dos anos, a Biblioteca Municipal Antônio Paulo Capanema de Souza passou por diversos espaços físicos e diferentes gestões, acompanhando as transformações educacionais e culturais do município. Em 2014, a biblioteca retornou à Secretaria Municipal de Educação, passando a ficar sob a responsabilidade da Divisão de Pedagogia da pasta. Desde então, funciona no primeiro andar do prédio da Secretaria Municipal de Educação, onde vem fortalecendo ações de incentivo à leitura, pesquisa e formação cultural. Atualmente, ao celebrar 85 anos de existência, a biblioteca conta com uma equipe multidisciplinar dedicada à promoção do conhecimento e ao atendimento à comunidade.
O local possui espaço para leitura, inclusive com acesso Wi-Fi para complementar pesquisas do leitor, e também faz empréstimos dos livros. Para se tornar um membro, basta comparecer ao local com um documento de identificação, será feita uma carteirinha de leitor e com ela a pessoa poderá adquirir até dois livros por vez e terá 15 dias para devolvê-lo, podendo renovar o prazo. As crianças também recebem uma carteirinha.

Carla Rabello, Secretária de Educação, é presenteada por Delmo Ferreira, da ATL, com o livro VI Antologia da Academia Teresopolitana de Letras. Foto: AsComPMT

Localização e horário
A Biblioteca Municipal Antônio Paulo Capanema de Souza está instalada na sede da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Carmela Dutra, 475 – 1º andar, em Agriões. A exposição pode ser visitada até o próximo dia 30. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Exposição conta a história da Biblioteca ao longo das mais de 8 décadas de existência do espaço. Foto: AsComPMT
Teresópolis 27/12/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Horto Municipal de Teresópolis é reinaugurado com novos atrativos para as famílias

Concurso da Prefeitura: ajustes finais para a liberação do edital

Bairro do Alto poderá ter novos prédios com até 20 andares

Polícia Civil prende homem em flagrante por envolvimento com o tráfico de drogas em Nova Friburgo

Criança cai de 10º andar de prédio em Ribeirão Preto e sobrevive

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE