Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Bispo diocesano ministra o Sacramento da Crisma em Teresópolis

Dom Joel Portella realizou a celebração na Paróquia São José, em Água Quente

AsCom Diocese Petrópolis

A Paróquia São José, no bairro Água Quente, em Teresópolis, recebeu Dom Joel Portella Amado, bispo diocesano., que presidiu a Santa Missa, ministrando o Sacramento da Crisma a jovens e adultos da Paróquia. A celebração foi concelebrada pelo pároco, Padre Bruno Francisco de Paula, e contou com a participação do Diácono Permanente Giovane Gonçalves de Sampaio, além de coroinhas e ministros extraordinários da Sagrada Comunhão.

Na ocasião, 22 jovens e adultos receberam o sacramento da Confirmação, após um período de preparação conduzido com dedicação pelos catequistas da paróquia. Padre Bruno agradeceu a presença e disponibilidade de Dom Joel, bem como o empenho da equipe de liturgia e dos catequistas, que acompanharam os crismandos em sua caminhada de fé.

Durante a homilia, Dom Joel refletiu sobre o verdadeiro significado da Crisma. “A Crisma que juntos estamos celebrando faz parte de uma grande história de amor — a maior de todas: o amor entre o céu e a terra, entre Jesus e nós”, afirmou o bispo, destacando que o sacramento não é apenas um rito, mas uma experiência profunda de entrega e compromisso com Deus.

“Não é formatura, é decisão de fé”
Dom Joel também alertou para o risco de se enxergar a Crisma como uma mera formalidade ou “formatura religiosa”. “A Crisma não é um rito para cumprir, não é um certificado para guardar. É um passo consciente, uma decisão de fé. É quando o jovem ou adulto diz: ‘Eu quero. Eu venho entregar meu coração’”, explicou.

O bispo comparou o momento da Crisma à cena de uma criança que, ao ver os avós chegarem, corre até a porta, mas não consegue abri-la sozinha. “Quando somos pequenos, nossos pais e padrinhos abrem essa porta por nós. Mas na Crisma, somos nós que abrimos a porta do coração e dizemos: ‘Senhor, entra. Eu quero que o Senhor habite em mim’”, disse.

Sacramentos como expressão do amor de Deus
Dom Joel também refletiu sobre os sete sacramentos como expressões concretas do amor de Deus. “Cada sacramento é um sinal desse amor que nos acompanha em todas as fases da vida: no nascimento, na cura, na reconciliação, na vocação, na missão. O que Deus faz, Ele faz para sempre. Não existe ‘descrismar’. Não existe trocar padrinho ou madrinha. Porque o amor de Deus é definitivo”, afirmou.

O bispo destacou ainda que a Eucaristia não é uma obrigação, mas uma necessidade espiritual, assim como o alimento material é necessário para o corpo. “Deus sabe que somos fracos e nos alimenta com seu Corpo e Sangue. Ele reconhece nossas fragilidades e nos sustenta, física e espiritualmente”, completou.

Teresópolis 04/03/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vorcaro mantinha estrutura de intimidação de pessoas, cita ministro

Sine Teresópolis anuncia 154 vagas de emprego até 13 de março

Domingão Tarifa Zero ultrapassa 1,5 milhão de embarques em Teresópolis

Motoqueiro empina na rua e atinge outra moto em Teresópolis

Feso divulga Nota de Esclarecimento sobre situação do HCT

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE