Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

BNDES inicia os estudos para processo de desestatização da Cedae

Técnicos da companhia estadual e do governo do Rio acompanharão os trabalhos para desenvolver uma proposta de PPP para a estatal

Os estudos para a desestatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), que estão sendo coordenados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e conduzidos por consórcio liderado pelo Banco Fator, com a participação da Concremat Engenharia e Tecnologia e do escritório Vernalha Guimarães & Pereira Advogados (VG&P), tiveram início na última sexta-feira, 26. 

Na ocasião, a equipe do BNDES e representantes do consórcio Fator-Concremat-VG&P deram início aos trabalhos com uma ampla reunião, no auditório da Cedae, reunindo toda a diretoria da empresa, os técnicos da estatal que acompanharão os estudos de desenvolvimento de um modelo de parceria público-privada para a estatal e representantes do governo estadual. Os estudos terão a participação, em todas as suas fases, de técnicos da Cedae e do governo do Rio. 

Ainda na sexta-feira, a equipe do BNDES fez uma apresentação do processo para o Conselho de Administração da Cedae, que receberá relatórios mensais sobre o andamento dos estudos de modelagem. O trabalho a ser realizado compreende um amplo diagnóstico e avaliação da companhia estadual sob os aspectos técnicos, jurídico-regulatórios e econômico-financeiros, com o objetivo de viabilizar a realização de investimentos para a universalização dos serviços de saneamento no Estado do Rio. 

O consórcio Fator-Concremat-VG&P foi o vencedor de licitação pública realizada pelo BNDES em agosto de 2017, com a proposta de R$ 6,787 milhões. As três empresas terão 7 meses para apresentar a proposta final de modelagem para a desestatização da Cedae, que será levada ao governo do Rio para avaliação e aprovação. Fases intermediárias do estudo também terão que ser aprovadas pelo governo estadual, antes da apresentação da proposta final de modelagem.

Tags

Compartilhe:

Edição 12/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Caminhar pelo Vale dos Frades, bom para a saúde e para a mente

Montadoras credenciam carros compactos para obter IPI Zero 

“Cantinho das Cerejeiras” encanta moradores de Teresópolis

Obras da Feirinha do Alto devem ser concluídas em oito meses

Águas da Imperatriz só poderá mexer nas “mangueiras pretas” com autorização da Prefeitura

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE