Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Bolsonaro fala sobre fraudes na Bolívia e renúncia de Evo Morales

Para presidente, voto impresso é sinal de clareza

 Agência Brasil  Brasília

O presidente Jair Bolsonaro se pronunciou na noite deste domingo (10) a respeito da renúncia do então presidente boliviano Evo Morales. No fim da tarde de hoje Morales anunciou que deixaria o cargo e pediu a convocação de novas eleições.

Segundo a publicação de Bolsonaro nas redes sociais, a lição que fica para os brasileiros é a necessidade de votos que possam ser auditados. Para o presidente, o voto impresso “é sinal de clareza para o Brasil!”

“Queremos preservar a vida dos bolivianos”, disse Morales no pronunciamento. Ele disse que decidiu deixar o cargo “para que não continuem maltratando parentes de líderes sindicais, prejudicando a gente mais humilde. Estou renunciando e lamento muito esse golpe”.

Cerca de uma hora antes do anúncio da renúncia de Morales, o governo brasileiro já havia se manifestado, por meio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), sobre as  irregularidades apontadas no processo eleitoral boliviano pela Organização dos Estados Americanos (OEA) que pedia a convocação de um novo processo eleitoral.

“O Brasil considera pertinente a convocação de novas eleições gerais em resposta às legítimas manifestações do povo e às recomendações da OEA, após a constatação das graves irregularidades. O Brasil estima que o novo sufrágio deve ser dotado de todas as condições para assegurar sua absoluta transparência e legitimidade. Nesse sentido, o novo sufrágio deve ser presidido por autoridades reconhecidas por sua honorabilidade e credibilidade para garantir o soberano desejo dos bolivianos, e contar com observação internacional em todas as etapas do processo”, diz a nota.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 14/02/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Piranhas da Serra mantém a tradição de lotar o Parque Regadas

Crianças fantasiadas não pagam rodízio na pizzaria Heróis & Pizza

Veteranas da Seleção Feminina de Beach Soccer celebram treinos na Granja Comary

Prefeitura abre sindicância para apurar corte de árvore no Pedrão

Ecovias Rio Minas prevê movimentação de 1,6 milhões de veículos no Carnaval

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE