Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Bombeiros de Teresópolis realizam simulado de resgate em montanha

Ação no Escalavrado serviu como treinamento para atender possíveis vítimas de acidentes nas trilhas

Militares do 16º GBM – Teresópolis realizaram uma operação simulada na pedra do Escalavrado, localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com o objetivo de preparar a equipe local para atender a possíveis acidentes nas trilhas e vias de escalada da região. “Durante o exercício, os bombeiros encenaram o salvamento de uma pessoa com dificuldades para descer a trilha, devido a sua complexidade. A equipe de resgate agiu prontamente, demonstrando a importância da preparação e da atenção às normas de segurança em ambientes naturais”, informa a Assessoria de Comunicação do CBMERJ.

Durante o exercício, os bombeiros encenaram o salvamento de uma pessoa com dificuldades para descer a trilha. Foto: Divulgação CBMERJ


Na ocasião foi realizado um treinamento com os militares e um reconhecimento detalhado da trilha, visando outras situações de emergência, onde os militares necessitam realizar algum tipo de salvamento de vítimas que estejam em situações de perigo. “Juntos, podemos preservar nossas trilhas e matas e garantir uma experiência segura e inesquecível para todos os praticantes de esportes de montanha e ecoturismo!”, informa ainda a corporação. Na semana passada, o 16º GBM, que é referência nesse tipo de salvamento, recebeu em Teresópolis outra unidade da corporação para o repasse do aprendizado.

Dicas para evitar problemas nas trilhas

  • Conheça o local: Antes de iniciar qualquer trilha, informe-se sobre o percurso, nível de dificuldade e condições climáticas. Respeite os limites do seu preparo físico.
  • Cuidados essenciais: Leve itens básicos, como água, lanche, kit de primeiros socorros, lanterna, agasalho e celular com bateria carregada.
    – Não acenda fogueiras: Evite acender fogueiras em áreas naturais. Use fogareiros portáteis e siga as normas de segurança.
  • Descarte responsável: Leve seu lixo de volta. Não deixe resíduos na trilha ou na montanha.
  • Comunique-se: Informe a alguém sobre sua trilha planejada e o horário estimado de retorno.
  • Em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros (193).


Edição 03/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Polícias Civil e Militar procuram arma usada em chacina no interior

Seis anos de Vinícius Claussen na Prefeitura de Teresópolis

A eleição extemporânea de 2018

PM apreende crack, cocaína e maconha

Pedestres atropelados em cruzamento na Várzea

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE