Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Bombeiros de Teresópolis reforçam treinamento para resgates em montanha

Equipe do 16º GBM participou de curso para ampliar número de capacitados para atuar na região

Marcello Medeiros

Referência no resgate em áreas montanhosas, o quartel 16º Grupamento de Bombeiros Militares, em Teresópolis, segue reforçando a equipe para atuar nas trilhas e vias de escalada onde possam ocorrer acidentes e a necessidade de uma intervenção rápida e pontual. Na última semana, uma equipe do quartel local participou do ‘Estágio de Combatente de Montanha’, curso realizado no 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha do Exército Brasileiro, em Petrópolis.
Durante o estágio, foram ministradas instruções sobre montanha e relevo; encordamento com nós e amarrações; provas de alpinismo vertical com diferentes tipos de pedras e técnicas; rapel tradicional – de costas -, de frente e com extração de feridos; material de escaladas e técnicas para marcha de grandes distâncias com peso; retirada de feridos em ambiente de montanha, com marcha e escalada da Pedra de Thouzet – 200 metros de subida vertical -; entre outras.
O estágio teve participantes do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Militar, do ICMBio, da Defesa Civil de Petrópolis, além de policiais rodoviários federais lotados no NOE-RJ, no Grupo de Motociclismo Policial (GMP-RJ), na 1ª Delegacia (Duque de Caxias) e na 5ª Delegacia (Barra do Piraí).

Muitos resgates na região
Apesar de não ser um grupamento especializado, o 16º GBM de Teresópolis é referência no estado em salvamentos de montanha. Com um grande número de acionamentos – foram mais de 80 nos últimos cinco anos – muitos dos seus militares buscaram, por conta própria, especializações em técnicas de escalada e resgate em altura. “O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro possui grupamentos específicos para essa atividade, como o GSFMA, mas aqui em Teresópolis, pelo volume de ocorrências, vários bombeiros buscaram se especializar. Hoje, temos um efetivo preparado e experiente”, afirmou o Tenente Felipe Amaral, em entrevista recente ao Diário. Para manter o padrão técnico, o quartel conta com uma torre de exercícios usada com frequência. O treinamento constante, segundo ele, é essencial: “É o que garante que possamos prestar o melhor socorro possível à população. Além disso, conhecer a região faz toda a diferença”, concluiu.

Edição 16/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Polícia investiga homicídio na Ilha do Caxangá

Meninas ‘fazem a limpa’ em drogaria no Alto

Mais três feridos em acidentes entre motos e carros em Teresópolis

Revitalização da Praça da Matriz tem previsão de entrega até o fim do ano

‘Rota Serra Verde Experience’ promove o cicloturismo na Região Serrana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE