Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Bombeiros: Dedicação e treinamentos o ano inteiro para salvar vidas

Profissionais do 16º GBM garantem atendimento de excelência para todos os tipos de emergência em Teresópolis

Comemorado no dia 2 de julho, o Dia do Bombeiro representa a homenagens a homens e mulheres que se dedicam diariamente para salvar vidas nas mais difíceis situações. Em Teresópolis, o 16º Grupamento de Bombeiros Militares é sinônimo de excelência nas ações de prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros em vias públicas, justificando a admiração e a confiança que estes profissionais recebem da população. 
Muitas vezes comparados a heróis, os militares precisam ter uma preparação para atendimentos das mais diversas complexidades durante todo o ano, indo muito além das emergências do período das chuvas de verão: “Aqui em Teresópolis nós temos muita incidência de acidentes de trânsito, muitas quedas de moto, colisão de veículos e agora no inverno, no período de estiagem, costuma haver o aumento na incidência de incêndios florestais pela falta de chuva”, explicou a Major Mariana Paixão, subcomandante do 16º GBM.
O trabalho dos bombeiros ganhou ainda mais notoriedade em Teresópolis por todo empenho na atuação que tiveram durante as buscas e salvamentos que ocorreram na tragédia de 2011. Desde então, há preocupação ainda maior em oferecer treinamentos e orientações de prevenção a moradores de áreas de risco, já que a chuva continua sendo motivo de receio para muitos deles: “As pessoas ainda estão traumatizadas, apesar do tempo passado desde que aconteceu a grande tragédia, porém elas também já foram bem orientadas em relação a quais procedimentos tomar em uma grande chuva, evacuação das residências, ficar sempre alerta para evitar um perigo maior”, destacou Mariana.

Treinamentos e estrutura
Atualmente, o 16º GBM está sob o comando do tenente-coronel André de Mello e a prioridade entra todos os seus comandados é buscar a excelência através de treinamentos constantes, assim a estrutura da sede é um grande diferencial: “Nós realizamos treinamentos todos os dias, antes de assumir os serviços os nosso militares treinam aqui na torre, simulações de eventos reais para que a gente possa estar pronto para qualquer situação sempre. Já fomos campeões por três vezes na provas profissionais que são realizadas entre todos os grupamentos da Corporação e sempre ficamos bem colocados devido ao treinamento constante que é realizado na nossa unidade. A torre é o grande diferencial que faz com que a gente se destaque em nossos treinamentos, ela tem um sistema preventivo completo, pode se realizar rapel de maneira segura, treinamentos diversos para que a gente possa se aperfeiçoar”, disse a subcomandante.
Além da torre de treinamento e de um campo para atividades físicas, o 16º GBM conta com auditório, sala de instruções e um muro de escalada com vias para treinamento dos homens do fogo e diversão para as crianças que freqüentemente visitam a corporação.
A subcomandante afirma que frente a todas as dificuldades e emergências do dia-a-dia no Corpo de Bombeiros, desde o começo na profissão sente um imenso orgulho de poder se dedicar ao salvamento de vidas e conquistar o reconhecimento dentro e fora da instituição: “Estou muito realizada. Eu ingressei na corporação há quinze anos e já tirei bastante serviço de rua, trabalhava no Rio de Janeiro na região do centro da cidade e hoje estou aqui em Teresópolis como sub-comandante do 16º GBM, muito satisfeita”

Veículos para emergências e resgates
O 16º GBM possui viaturas equipadas para os mais diversos tipos de emergência e a Major Mariana destaca que só é possível contar com veículos novos e modernos através dos recursos obtidos pela Taxa de Incêndio. O atendimento pré-hospitalar em via pública faz toda a diferença em casos de acidentes de trânsito, grandes traumas, atropelamento, quadros de parada cardiorrespiratória, de infarto, derrame e de insuficiência respiratória. O socorro médico acompanhado de equipamentos adequados como, por exemplo, desfibrilador, ajudam o paciente a chegar estabilizado até um hospital. O Corpo de Bombeiros em Teresópolis conta com duas UTIs móveis, que têm como base a sede do 16º GBM e a outra ambulância que fica no destacamento de Bonsucesso.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 30/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Eleições 2024: TRE esclarece dúvidas sobre prazos e regularização do título

Foragido da Justiça é preso no Bairro dos Pinheiros

Secretaria de Segurança reforça patrulhamento no terminal rodoviário

Homem é preso por agredir a mãe e a irmã

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE