Marcello Medeiros
No final da manhã desta segunda-feira (12), equipes de resgate do 16º Grupamento de Bombeiros Militares localizaram os corpos de dois homens que morreram afogados na Cachoeira de Campanha, no Terceiro Distrito do município. Eles estavam desaparecidos desde a tarde de domingo, quando familiares acionaram o CBMERJ e foram iniciadas as buscas pelas vítimas. As vítimas são moradoras das localidades do Imbiú, não muito longe da cachoeira, e de Santa Rosa, também no Terceiro Distrito do município.

Após o difícil trabalho de localização, diante da profundidade e correnteza em alguns pontos, os corpos foram identificados presos no fundo do rio, retirados e encaminhados para necropsia no Instituto Médico Legal (IML), que funciona no antigo prédio da 110ª DP. Após a perícia, serão liberados para os sepultamentos. As circunstâncias do afogamento ainda são desconhecidas.
A Cachoeira de Campanha fica nas proximidades do quilômetro 21 da rodovia RJ-130 e é formada pela água de dois rios, entre eles o que vem do Vale dos Frades. Quase que todos os anos ocorrem acidentes fatais nesse atrativo turístico, que tem pontos com muita correnteza e profundidade maior, justamente no local onde se encontram os dois cursos d´água.
CUIDADOS EM CACHOEIRAS
Antes de entrar na água
- Verifique o tempo: Acompanhe a previsão. Se houver risco de chuva nas cabeceiras, evite, pois o volume de água pode subir rápido.
- Conheça o local: Observe a força da correnteza, a profundidade e se há pedras ou galhos submersos. Não mergulhe de cabeça.
- Evite álcool: Reduz reflexos e aumenta riscos de quedas e afogamentos.
- Prepare-se: Use calçados com solado antiderrapante e leve água potável, lanches, kit de primeiros socorros e repelente.
Durante o banho
- Entre aos poucos: Molhe os pés, pulsos e pescoço para acostumar o corpo à temperatura e evitar choque térmico.
- Cuidado com a correnteza: Se for forte, siga a correnteza com os pés à frente para não bater em obstáculos, em vez de lutar contra ela.
- Não pule de locais altos: Rochas são escorregadiças e o fundo pode ter surpresas (troncos, pedras).
- Fique de olho nos sinais: Se notar aumento rápido do fluxo ou cor da água, saia imediatamente (risco de cabeça d’água).
- Respeite a fauna: Fique atento a animais como cobras e insetos. Não alimente ou perturbe os animais.







