Marcello Medeiros
Quem passou pelas proximidades da Praça Olímpica Luís de Camões e Calçada da Fama na manhã desta sexta-feira se deparou com uma cadela de médio porte, pelagem preta, em situação preocupante: Aparentemente surpreendido pela rápida cheia do Paquequer após temporal nas primeiras horas do dia, o animal ficou preso em uma das margens do curso d´água, entre a Rua Manuel Madruga e a Avenida Lúcio Meira. Rapidamente, dezenas de pessoas se acumularam nas muretas de proteção tentando imaginar como resgatar a cadelinha. Porém, tal missão caberia a uma instituição acostumada a salvar vidas, o Corpo de Bombeiros.
Equipe do 16º GBM foi acionada e iniciou a aproximação ao animal pela Manuel Madruga. Porém, apesar de terem chegado até a assustada vítima, que não sabia como proceder diante da correnteza do rio, acharam melhor não retira-la por aquele ponto por conta da grande altura que seria puxada para fora. Com a redução do volume e força da água, um dos militares, utilizando roupa de proteção plástica, a conduziu Paquequer acima até um ponto onde a distância entre a margem e a saída é mais baixa, pela área de um edifício ao lado da ponte da Duque de Caxias. Após horas de tensão, a cadelinha estava salva e de volta à provável rotina de passeio e retorno para casa.
Através das redes sociais, teresopolitanos elogiaram mais uma brava e eficiente atuação do Corpo de Bombeiros. Veja alguns comentários feitos na publicação sobre o tema na página do jornal O DIÁRIO na rede social Facebook: “Cida Silva – Parabéns aos Bombeiros. Deus abençoe as vida de vocês resgatando um pequeno anjo indefeso”. “Patricia Carracena – Uhuuu. São demais estes nossos Bombeiros”. “Jones Erica Lau – Parabéns pelo trabalho”. “Rosana Branco Guarilha – Parabéns pela atitude”. “Lédio Lima – Parabéns aos Bombeiros de Teresópolis, sempre prontos para servir a população”. “Denis Pimentel Lopes -Temos que elogiar esses heróis de nossa cidade, sempre prontos para atender ao povo de Terê”. “Maria Domanico – Parabéns, salvando vidas!”.
Delegacia de Proteção Animal
Criar a Delegacia Especial de Proteção Animal, destinada ao registro e investigação de abusos, maus-tratos e outras condutas cruéis. Esse é objetivo do projeto de lei 2.960/10, do deputado Paulo Ramos (PDT), que foi aprovado, em segunda discussão, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta sexta-feira (06). A proposta seguirá para o governador em exercício, Francisco Dornelles, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar a medida.De acordo com o texto, a delegacia deverá disponibilizar diferentes canais de atendimento, como ligações gratuitas e via internet, para o recebimento de informações e denúncias. “Maus-tratos de animais configuram crime ambiental e devem ser comunicados à polícia, que é obrigada a proceder a investigação de fatos. Entretanto esta prática ainda é difícil, devido à alta demanda de ocorrências, que acabam por assoberbar o trabalho nas delegacias de polícia”, justificou o autor.