Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Bomtempo vai a Secretaria Estadual de Fazenda para garantir cumprimento de decisão do STF

Decisão do Supremo Tribunal Federal restabeleceu recursos do ICMS aos quais Petrópolis tem direito

Equipe da Prefeitura de Petrópolis se reuniu, nesta segunda-feira (11), com a equipe da Secretaria Estadual de Fazenda. O prefeito pediu celeridade para o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que restabeleceu os recursos da cota-parte do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos quais Petrópolis tem direito. Bomtempo esteve acompanhado do secretário de Governo, Marcus São Thiago; e do procurador-geral do Município, Miguel Barreto. “Neste encontro, tive a oportunidade de informar à equipe técnica sobre a decisão e alertar sobre a importância da anulação do decreto que retirou os recursos. Por conta de uma ação equivocada, Petrópolis teve uma perda de 70% da sua arrecadação com o ICMS em plena execução orçamentária, indo contra jurisprudência firmada pelo próprio STF”, disse Bomtempo.
O Supremo Tribunal Federal reconheceu, na quarta-feira (06), o direito da Prefeitura de Petrópolis com relação aos recursos do ICMS aos quais tem direito. O município ingressou com recurso no STF, aceito pelo ministro Cristiano Zanin. Na decisão, Zanin reconhece a grave alteração orçamentária em Petrópolis e seus efeitos. O ministro destaca que a Prefeitura busca garantir a observância da decisão cautelar proferida na ADPF 1.043 – esta referendada em plenário pelo STF – estabelecendo que não pode haver mudança abrupta no orçamento em plena execução, sob risco de grave insegurança jurídica e possibilidade de paralisação das ações mais básicas pactuadas na Lei Orçamentária, que é planejada de acordo com o índice definitivo do ICMS.
A decisão do STF é um marco importante que garante segurança jurídica e estabilidade para um município que está em franco processo de reconstrução após a maior catástrofe da sua história, com mais de 160 obras, 3 mil famílias recebendo aluguel social e com os Termos de Compensação, necessários para o andamento das obras do Morro da Oficina, em pleno andamento.

Petrópolis tem direito
A atual gestão identificou, em julho de 2022, que desde 2019 não recebia recursos aos quais tinha direito. O município arguiu à Justiça, que garantiu os recursos – que foram garantidos no índice definitivo do ICMS, publicado pelo Estado, e incluídos no Orçamento. Dez meses após Petrópolis garantir o recurso e em pleno exercício orçamentário, a Prefeitura de Teresópolis fez um pedido junto à Presidência do Tribunal de Justiça alegando grave desequilíbrio financeiro. O pedido foi aceito e o governador decretou novo Índice de Participação do Município. Resultado: Petrópolis teve 70% de sua verba retirada (R$ 24 milhões por mês), mas o ganho de Teresópolis foi ínfimo (apenas R$ 138 mil por mês, e só até o fim do ano, já que a partir de janeiro aquele município já não receberá mais esse valor). A Prefeitura recorreu e obteve decisão favorável, no STF.

Compartilhe:

Edição 03/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Reitor do IFRJ oficializa implantação do Campus do instituto em Teresópolis

Teresópolis vacina a população acima de 06 meses de idade contra a gripe

Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8

Chuvas: comporta de segurança rompe na zona norte de Porto Alegre

Avenida será fechada para evento. Confira as mudanças no trânsito no Alto

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE