As obras programadas pela EcoRioMinas para os próximos dias incluem intervenções no trecho mineiro da BR-116, de sinalização horizontal e vertical. Os serviços fazem parte do calendário semanal de trabalhos iniciais da concessionária para levar fluidez e segurança aos usuários. Os trabalhos na BR-116 (MG), de sinalização horizontal e vertical acontecem do km 400 ao 700, nos dois sentidos da via, sem interdição, passando pelos municípios de Governador Valadares, Inhapim, Caratinga e Orizânia. Na BR-493, no trecho do Rio de Janeiro também ocorrem obras da Praça de Pedágio 8, no km 14, com atividades de terraplanagem. Já na BR-116, também no Rio, as obras de contenção do antigo km 84,3, no Vale da Revolta, continuam e as obras da Praça de Pedágio 7, acontecem no km 118, nos dois sentidos da via, sem interdição, no município de Magé.
Na maior parte dos trechos, os trabalhos ocorrem das 7h às 17h, podendo se estender até às 22h em alguns pontos. Existe a possibilidade de ocorrer operação “pare e siga”, com a circulação alternada de veículos. A EcoRioMinas solicita aos motoristas que dirijam com atenção e reduzam a velocidade nos trechos em manutenção, que estarão devidamente sinalizados. Vale lembrar que a programação de obras pode ser alterada devido a questões operacionais e condições climáticas.
As atividades fazem parte dos trabalhos iniciais da EcoRioMinas previstas no contrato de concessão e têm prazo de conclusão de até um ano após o início da operação. A concessionária assumiu a administração da Rio-Valadares em 22 de setembro de 2022. Canais de atendimento – Por meio do twitter @ecoriominas, os usuários podem acompanhar atualizações sobre o tráfego nas rodovias. Em caso de dúvidas e emergências, eles devem ligar para 0800 116 0493 e 0800 116 0465 para deficientes auditivos. O serviço é gratuito e funciona 24h.
Obras na Serra
A EcoRioMinas também executa obras de recuperação do pavimento rígido na BR-116, no trecho da Serra de Teresópolis, entre o km 89 e km 104. As intervenções ocorrem nos dois sentidos da via e, com o trecho em sistema de pare e siga, 24 horas, inclusive nos fins de semana. O cronograma de obras prevê que o sistema pare e siga seja de 700 metros por dia, até concluir todo o trecho de 15 quilômetros. As obras na Serra têm previsão de término no final de junho deste ano.