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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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BR-495: DNIT diz que placas sobre acesso de caminhões não foram autorizadas

Autarquia alega que sinalização foi colocada de maneira indevida e que irá providenciar retirada

Marcello Medeiros

Condutores de veículos de carga que trafegam pela Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues, a BR-495, que conecta Teresópolis a Itaipava, foram surpreendidos nesta sexta-feira, 11, com placas informando sobre restrição de acesso para caminhões. Tais sinalizações indicam a proibição daqueles de maior porte, ficando restrito a 14 metros de comprimento, 4,4 de altura e 2,60 de largura. Além de placas informando tais medidas, uma espécie de limitador também adorna as estruturas instaladas nos pontos de acesso à rodovia federal. Buscando mais informações sobre o tema, entramos em contato com a autarquia do governo federal responsável pela manutenção dessa via, o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre. Porém, fomos surpreendidos com a seguinte resposta: “O DNIT informa que as placas foram colocadas indevidamente. A autarquia já está providenciando a retirada das mesmas”.
Não foi informado, porém, quem fez a instalação dos equipamentos – apesar de ser prerrogativa justamente dessa autarquia. Como nos últimos meses a Polícia Rodoviária Federal tem realizado algumas intervenções no trecho urbano da rodovia, principalmente depois que passou a funcionar no início da BR-495, ainda conhecido como Avenida Presidente Rooselvelt, uma delegacia do órgão, também buscamos um posicionamento da PRF. Até o fechamento desta edição, o Núcleo de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal no Rio de Janeiro não havia se pronunciado sobre o assunto.
Originalmente, a Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues tinha 33,4 quilômetros de extensão, contabilizados entre Quebra-Frascos, em Teresópolis, e Itaipava, em Petrópolis. Porém, atualmente deve-se somar a eles mais dois quilômetros aproximadamente, visto que recentemente o KM 0 passou para as proximidades do encontro com a Rua Manoel José Lebrão. Em breve, a rodovia BR-495 será de responsabilidade de uma concessionária. A empresa que vencer a licitação da BR-040, a Rio-Juiz de Fora, também terá que realizar a manutenção na Teresópolis-Itaipava. 

Edição 12/04/2025
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