Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Brasil avança na parceria com Japão para construção de barreiras SABO em Teresópolis e Nova Friburgo

As barreiras Sabo são as primeiras estruturas desse tipo na América Latina

O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), está avançando nas atividades com o Japão para a construção das barreiras SABO, estruturas projetadas para conter o fluxo de detritos por deslizamentos de terra, com o principal objetivo de proteger vidas e reduzir os riscos para a população em áreas vulneráveis. Essa iniciativa faz parte das estratégias do Brasil para adaptação aos efeitos das mudanças climáticas, reforçando a proteção de comunidades vulneráveis.

Em recente visita ao Japão, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, se reuniram com autoridades japonesas para debater as parcerias existentes e os avanços no Projeto SABO. Os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo firmaram Termo de Compromisso de participação no projeto, marcando um passo importante para a sua implementação.

O ministro destacou a importância da parceria. “Não há como impedir que os desastres aconteçam, especialmente diante das mudanças climáticas, mas podemos reduzir drasticamente o impacto sobre as pessoas. Esse acordo é mais um passo para fortalecer políticas públicas que coloquem as pessoas no centro das ações de prevenção e mitigação”, afirmou Waldez Góes.

Atualmente, o projeto de engenharia da barreira SABO de Nova Friburgo encontra-se em análise na Caixa Econômica Federal, com previsão de início das obras até dezembro de 2025. Em Teresópolis, o projeto está concluído, enquanto as iniciativas para vias de acesso e manutenção seguem em elaboração. A previsão é que as obras na cidade comecem no primeiro semestre de 2026. As barreiras Sabo são as primeiras estruturas desse tipo na América Latina.

Para garantir a transferência de tecnologia de forma eficaz, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) firmou um Termo de Execução Descentralizada (TED) com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A parceria permitiu a aplicação da metodologia japonesa na elaboração dos projetos e execução das obras.

Expansão do Projeto SABO
Além de Nova Friburgo e Teresópolis, o Projeto SABO prevê a elaboração de estudos e projetos de engenharia para mais quatro municípios: Blumenau (SC), Caraguatatuba (SP), São Sebastião (SP) e Petrópolis (RJ). Essas regiões também enfrentam desafios relacionados a deslizamentos de terra e fluxo de detritos e poderão se beneficiar da tecnologia japonesa para prevenção de desastres.

A previsão inicial de custo para a construção da barreira SABO em Nova Friburgo é de aproximadamente R$ 25 milhões. O financiamento do projeto ocorre por meio de parcerias entre o Governo Federal, instituições financeiras e colaboração técnica com o Japão.

Em janeiro de 2025, as equipes realizaram uma visita técnica em Campo Grande, local onde a barreira SABO será instalada e que foi uma das áreas mais afetadas pela tragédia climática de 12 de janeiro de 2011. Foto: AsComPMT

Visita técnica em Campo Grande
Em janeiro deste ano, equipes realizaram uma visita técnica em Campo Grande, local onde a barreira SABO será instalada e que foi uma das áreas mais afetadas pela tragédia climática de janeiro de 2011. O objetivo da visita foi realizar inspeções de campo e verificar as opções de acesso, a fim de definir os detalhes da implementação da barreira SABO.
“Estou muito animado com a construção deste projeto. Nosso desejo é que Teresópolis abrigue a primeira barreira SABO permeável com estrutura metálica do Brasil, servindo como exemplo de como essa tecnologia pode proteger vidas. A cooperação da Prefeitura é essencial para avançarmos nesse processo”, destacou Takasue Hayashi, engenheiro civil e conselheiro-chefe da JICA no Brasil, junto com a tradutora e intérprete Ilze Maeda.
“Teresópolis expressa sua gratidão aos governos do Brasil e do Japão pela importância dessas obras voltadas à preservação da vida. Precisamos avançar nessas intervenções estratégicas para responder às necessidades da população e evitar que tragédias como a de 2011 se repitam”, concluiu o Prefeito Leonardo Vasconcellos em reunião realizada em seu gabinete.

No dia 28 de janeiro de 2025, a Prefeitura de Teresópolis recebeu técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional), da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e do Governo do Estado/Secretaria Estadual de Habitação de Interesse Social (SMHIS). O encontro marcou o início da retomada de uma nova fase do projeto de colaboração entre Teresópolis, o Governo do Estado, Brasil e Japão, focado na prevenção de riscos de desastres naturais.

Compromisso com a COP 30
A ampliação do Projeto SABO está alinhada com os compromissos do Brasil na agenda climática global, reforçando a importância da infraestrutura na redução das desigualdades e na proteção das comunidades mais expostas a eventos extremos. Com a aproximação da COP 30, que será realizada em Belém, em novembro de 2025, a iniciativa demonstra o compromisso do país com a resiliência climática e a adoção de soluções sustentáveis para mitigar os efeitos das mudanças do clima.

A cooperação com o Japão também reforça a necessidade de investimentos em infraestrutura adaptativa e tecnologia para reduzir os impactos de eventos extremos no território brasileiro. A implementação das barreiras SABO fortalece a governança climática ao tornar comunidades locais mais resilientes a desastres relacionados a fluxos de detritos.

A partir das negociações em curso, novos projetos de barreiras SABO poderão ser implementados em outras regiões do Brasil, ampliando a segurança e prevenção de desastres. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional segue dialogando com autoridades nacionais e internacionais para garantir a execução dos projetos e a proteção das comunidades mais vulneráveis.

Edição 09/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Alunos da Escola Municipal Maria Mendes visitam a Prefeitura

Moradora de Teresópolis denuncia difamação em rede social

Proliferação de moscas mais uma vez em Água Quente

Feira da Serra neste final de semana em Teresópolis

SUS vai ofertar novos tratamentos para endometriose

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE