Marcello Medeiros
Equipes das secretarias municipais de Limpeza Pública e de Obras e Serviços Públicos estiveram na última quarta-feira (14) na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, realizando reparos e pintura dos brinquedos e bancos do parquinho infantil da principal área de lazer da região central do município. Há cerca de um ano, o espaço tem sido mais utilizado que o habitual, desde a implantação do projeto ‘Domingo no Parque’, com o fechamento da Avenida J.J. de Araújo Regadas para crianças andarem de bicicleta, patins e afins, e o oferecimento de brinquedos gratuito na própria praça. Outro fator que tem feito aumentar a procura pelo importante espaço público é o verão. Com os dias quentes, diariamente crianças, seus pais e responsáveis tem aproveitado mais a área de lazer.

A Praça Olímpica Luís de Camões fica entre as avenidas J.J. de Araújo Regadas e Lúcio Meira e a Rua Manoel Madruga, no centro da cidade. O local era originalmente um terreno pertencente à família Granado, cortado por um curso d’água ligado ao córrego da Tijuca — conhecido como “Ilha da Saúde”. O terreno foi desapropriado pela Prefeitura em 1949, aterrado e urbanizado para transformar-se em um espaço público de convivência.
Ela foi inaugurada em 6 de julho de 1957, coincidindo com o aniversário de fundação de Teresópolis. A inauguração contou com um jogo de exibição de hóquei sobre patins, reunindo equipes convidadas e marcando o início da tradição do esporte na cidade. O nome “Olímpica” está associado à valorização das atividades esportivas – especialmente o hóquei sobre patins – e ao fato de ser um espaço democrático para atividades físicas, culturais e sociais.
Reformas e desafios
Em 2014, a praça foi fechada para uma grande reforma, planejada como parte das melhorias da cidade durante a Copa do Mundo FIFA de 2014 no Brasil. Porém, a obra enfrentou problemas de execução e atrasos, sendo concluída somente em 23 de dezembro de 2015, sob a gestão do prefeito interino Márcio Catão. A praça também passou por outras intervenções ao longo dos anos, como manutenção, pintura, plantio de flores e revitalização das quadras esportivas para garantir segurança e conforto à população.







