No difícil e diário combate ao crescente movimento de tráfico de drogas em Teresópolis, as equipes do 30º Batalhão de Polícia Militar tem contado com dois importantes aliados: os cidadãos que fazem denúncias pelos canais de comunicação da corporação (190, 2742-7755 e o 99817-7508) e a guarnição de cães farejadores da Guarda Civil Municipal, conhecida como “K9”. Nesta quinta-feira, 31, mais duas ações de enfrentamento ao movimento, que costuma enterrar as cargas maiores para tentar dificultar a apreensão, tiveram sucesso graças ao faro apurado de uma cadela da GCM. Em ocorrência no bairro da Tijuca, realizada pelas equipes Patamo I e Patamo II, que terminou com uma pessoa presa, a cadela Sayga, conduzida pelos agentes Lomba e Da Graça, da Guarda Municipal, foi fundamental para a apreensão de um mais de dois quilos de Cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha, e quilo de cocaína, além de grande volume de material para “endolação”, termo utilizado para o procedimento de embalar as drogas. A Polícia Militar encontrou ainda no imóvel duas balanças de precisão e R$ 1.960,00, dinheiro que teria sido obtido com o tráfico.
Algumas horas antes, a equipe do K9 também deu apoio a uma operação do PATAMO e Polícia Reservada na Rua Joaquim Ribeiro, no Perpétuo, uma das divisões do populoso São Pedro. Nessa ocorrência foram encontrados enterrados 258 pinos de cocaína. Assim como na ação seguinte, o material foi recolhido e apresentado na 110ª Delegacia de Polícia. Ainda sobre esse tipo de delito, no dia anterior P2, PATAMO e Setor Bravo estiveram na Servidão Daniela, no Rosário, onde encontraram em um bar 28 embalagens de maconha. A pessoa responsável pelo estabelecimento teria informado que um dos traficantes do local, ao perceber a aproximação da PM, teria dispensado ali as drogas. O caso foi apresentado na DP, sendo tal comerciante autuada apenas como testemunha.
Cadela Sayga, conduzida pelos agentes Lomba e Da Graça, da Guarda Municipal, foi fundamental na apreensão de cocaína e maconha