Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cães do Corpo de Bombeiros recebem 17 certificações de buscas e resgates

Animais e seus treinadores foram testados em provas que avaliaram agilidade, obediência, destreza, independência, objetividade, resistência e faro

O canil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) conquistou, esta semana, 17 certificações nacionais de busca e resgate. Os binômios da corporação (duplas formadas pelo cachorro e seu condutor) foram testados em ambientes rurais e urbanos, em provas que avaliaram agilidade, obediência, destreza, independência, objetividade, resistência e faro. Ao todo, 20 cães de cinco delegações participaram da etapa Sudeste da Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate da Ligabom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil), sediada pelo 2° Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2° GSFMA). Binômios do Rio de Janeiro, de Amapá, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Sergipe realizaram as provas nas áreas de socorro e adestramento.
Os exames aconteceram em Magé e em Guapimirim, na Baixada Fluminense, de 4 a 8 de dezembro. Os animais atuaram em áreas verdes, com vegetação fechada, escombros e estruturas colapsadas, cenários usados para simular operações de socorro a vítimas. – O certificado atesta as qualidades necessárias para atuar em ocorrências envolvendo pessoas perdidas em matas e florestas, bem como de outras possíveis vítimas soterradas após desabamentos ou em deslizamentos de terra oriundos de desastres naturais ou antrópicos, provocados pelo homem – afirmou o tenente-coronel Douglas Henaut.
Atualmente, os binômios do Corpo de Bombeiros RJ têm 42 certificações nacionais e internacionais. O canil da corporação conta com 14 animais. Ainda filhotes, os animais iniciam uma série de exercícios, com estímulos motores e sensoriais, a fim de despertar aptidões necessárias para atuação no socorro.  – Os bombeiros condutores e os cães do canil dos Bombeiros estão entre os mais capacitados do país e do mundo. Estamos prontos para atender a população fluminense com excelência e também auxiliar em ocorrências de grande vulto em outros estados e até em outros países, caso sejamos solicitados. Em campo, os animais põem em prática as habilidades adquiridas durante o treinamento, que é realizado desde os primeiros meses – explicou o coronel Leandro Monteiro, secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Escolas poderão aplicar formulários sobre violência doméstica

Papai Noel dos Correios, oportunidade para alegrar uma criança

Prefeito tem dez dias para apresentar contrato da compra do prédio da Pluma à Justiça

Teresópolis-Itaipava receberá melhorias com a concessão da BR-040

Parque Nacional da Serra dos Órgãos celebra 85 anos com evento festivo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE