Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cães K9: GCM de Teresópolis recebe mais um canil

Guarnição da Região Metropolitana participa de treinamento no município

Marcello Medeiros

Referência no trabalho com cães farejadores conhecidos como K9, a guarnição especial da Guarda Civil Municipal de Teresópolis tem sido premiada em competições à nível nacional, ajudado nos trabalhos das forças de segurança no enfrentamento à criminalidade e também inspirado outros municípios em investir nesse tipo de projeto. Dentro da fundamental troca de experiências com outros municípios, corporações e instituições, no início da semana a GCM recebeu a visita da Guarda Civil de Seropédica, município na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. “O encontro teve como objetivo a troca de experiências, o fortalecimento das parcerias e a integração entre as corporações”, divulgou a corporação local.

No final do mês de agosto, o Horto Municipal Carlos Guinle recebeu o 4º Encontro de Unidades K9 de Teresópolis, evento que reuniu competidores das Forças Armadas (Marinha e Exército), forças policiais, guardas civis municipais de unidades K9 e canis privados de várias cidades dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, além da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil RJ e canis privados. A competição contou com provas de detecção, com busca de entorpecentes e de intervenção (abordagem e proteção). O evento também teve a entrega de certificados de agradecimento a pessoas e instituições que apoiaram a realização do encontro.

Trabalhos específicos para cada cão
Recentemente, o Diário de Teresópolis esteve no canil da Guarda Civil Municipal para conhecer de perto o trabalho desses grandes heróis de quatro patas. Os cães da unidade K9 são treinados para desempenhar funções específicas de acordo com suas características genéticas e comportamentais, garantindo uma maior eficiência nas missões. Entre os destaques estão a K9 Morgana, treinada para busca e regaste de pessoas desaparecidas por meio do odor específico, tendo atuado no caso de Anic Herdy; o Border Collie, o K9 Odin, atuando com a cinoterapia em orfanatos e asilos, levando carinho e afeto; o pastor holandês Cron, destaque na detecção de drogas e armas; e a K9 Glock, treinada para proteção e contenção, atuando em patrulhamentos e escoltas.

Edição 10/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Domingo no Parque especial Dia das Crianças terá muita diversão e música

Frequentador de academia denunciado por importunação sexual em Teresópolis

Câmara cobra explicações sobre obras lentas e inacabadas da Águas da Imperatriz

Teresópolis celebra Santa Teresa D’Ávila com grande festa

CRAS Barroso faz ação do Outubro Rosa na Ilha do Caxangá

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE