Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

‘Café com Ideias’ destaca comportamento, conhecimento e networking como caminhos para a evolução profissional

Evento da ACIAT reuniu empreendedores e profissionais para discutir os impactos do comportamento na vida e nos negócios

Isla Gomes

O comportamento, o conhecimento e a capacidade de criar conexões foram os principais temas destacados em mais uma edição do ‘Café com Ideias’, encontro que reúne empresários, empreendedores e profissionais de diferentes áreas em Teresópolis. Com o objetivo de promover conhecimento, relacionamento e desenvolvimento, o evento mais uma vez apostou na troca de experiências como ferramenta para estimular a evolução pessoal e profissional. O palestrante desta edição, realizada na manhã desta segunda-feira (14), foi o psicanalista Saulo Coelho, que abordou o tema “O comportamento decide”. Com 34 anos de atuação profissional, ele explicou que as atitudes de uma pessoa podem revelar muito sobre quem ela é, principalmente em situações de pressão, estresse ou perda de motivação. “Quando você convive com as pessoas, você conhece a história dela. Você se conecta, e as histórias conectam sempre. Hoje aqui a gente vai falar sobre o comportamento decide”, afirmou Saulo.

“Quem é você quando está sem controle? Esse é o detalhe que a gente vai trabalhar aqui hoje.”, contou Saulo Coelho, psicanalista e palestrante do dia. Foto: Isla Gomes/O Diário

Segundo o psicanalista, momentos de dificuldade podem fazer com que comportamentos já estabelecidos assumam o controle das decisões. “No momento em que a sua motivação acaba, no momento em que você está sob estresse, sob pressão, vem um comportamento programado. E esse comportamento programado tem um código, e esse código assume o controle quando você não está mais sob o controle”, explicou. Para Saulo, justamente nesses momentos surge uma questão fundamental para o autoconhecimento: “Quem é você quando está sem controle? Esse é o detalhe que a gente vai trabalhar aqui hoje”, pontua.

Networking e troca de experiências
Além da palestra, o encontro reforçou a importância do relacionamento entre os participantes. Para o vice-presidente da ACIAT, Felipe Coelho, o ‘Café com Ideias’ se consolidou ao longo dos anos como um espaço importante para a cidade e para o desenvolvimento de profissionais. “Nós temos um evento que roda ininterruptamente há 18 anos e que já é um patrimônio da cidade”, destacou Felipe. Ele também ressaltou que a trajetória do projeto é marcada pela participação de palestrantes de diferentes regiões e pelo surgimento de novos talentos. “Além de palestrantes renomados, nacionais até internacionais, muitas pratas da casa também começaram a gerar os primeiros passos aqui. Então, em termos de relacionamento e networking, realmente é algo fantástico”, afirmou. Para Felipe, o ambiente criado pelo evento favorece a aproximação entre pessoas com interesses em comum. “É um ambiente de muita integração, troca, um café gratuito. Muitas pessoas interessadas em evolução vêm aqui. Então, é um ambiente muito propício para desenvolver boas conexões”, explicou.

“Nós temos um evento que roda ininterruptamente há 18 anos e que já é um patrimônio da cidade.”, destaca Felipe Coelho, vice-presidente da ACIAT. Foto: Isla Gomes/O Diário

Primeira participação e busca por conhecimento
Entre os participantes estava Alexandre Macedo, presidente da SerraTec, que participou pela primeira vez do ‘Café com Ideias’. Para ele, a possibilidade de reunir empresários em torno da troca de conhecimento é um dos grandes diferenciais do evento. “Eu acho bem importante. É a minha primeira vez aqui em Teresópolis no Café com Ideias. Acho que é superimportante esse networking, essa troca de informações entre os empresários, essa troca de conhecimento”, afirmou. Alexandre contou que chegou ao encontro com a expectativa de ouvir, contribuir e compartilhar experiências com outros profissionais. “Minha expectativa é justamente isso: ouvir, fazer essa troca de experiências, de conhecimento, networking. Então vim aqui para colaborar, ouvir e contribuir nessa primeira experiência”, comentou.

“Acho que é superimportante esse networking, essa troca de informações entre os empresários, essa troca de conhecimento.”, pontua Alexandre Macedo, presidente da SerraTec. Foto: Isla Gomes/O Diário

Conhecimento como base para o desenvolvimento
O empreendedor e consultor de negócios Marcelo Pires também destacou a importância do conhecimento para o crescimento profissional. Acompanhando o projeto desde o início, ele considera o ‘Café com Ideias’ uma iniciativa relevante para quem busca capacitação. “Eu sou suspeito de falar, porque sou um grande admirador desse projeto desde o início. Eu acho que quando a gente desenvolve pessoas e capacita através do conhecimento, é onde a gente começa a ter a excelência, tanto do trabalho como também do próprio desenvolvimento nosso”, afirmou. Marcelo acredita ainda que iniciativas como o evento contribuem para o desenvolvimento não apenas dos profissionais, mas também da própria sociedade. “Conhecimento é tudo. Eu acho que é a base e a fonte. Então começar pela educação, que é essa proposta que a ACIAT traz, trazendo para a gente conhecimento, informação e teoria para que, na prática, a gente tenha as ferramentas necessárias para poder aplicar no dia a dia”, explicou.

“Eu acho que quando a gente desenvolve pessoas e capacita através do conhecimento, é onde a gente começa a ter a excelência.”, diz Marcelo Pires, empreendedor. Foto: Isla Gomes/O Diário

Conteúdo que chega à prática
A educadora empresarial Adriana Rocha também acompanha o ‘Café com Ideias’ desde os primeiros encontros. Com experiência de duas décadas no varejo e atuação voltada para vendas, liderança e desenvolvimento empresarial, ela contou que os conteúdos apresentados no evento sempre tiveram impacto direto em sua atuação profissional. “No início, bem no iniciozinho do Café com Ideias, eu trabalhava no shopping durante 20 anos, então a minha bagagem é toda do varejo. Faz muita diferença para a gente entender mais sobre vendas, entender mais sobre liderança”, relatou. Segundo Adriana, os conhecimentos adquiridos nos encontros eram levados diretamente para o ambiente de trabalho. “Os conteúdos dos treinamentos já me faziam sair dali com vontade de aplicar tudo aquilo dentro da loja também. Os temas, sempre mudando, sempre é importante essa variação de temas”, afirmou. Ela também defendeu uma participação maior dos empresários e gestores, incentivando seus colaboradores a aproveitarem as oportunidades de capacitação oferecidas pelo evento. “Eu oriento muito para que os empresários, os donos, os lojistas também orientem e motivem os seus colaboradores a estarem aqui no ‘Café com Ideias’, porque isso faz total diferença”, destacou.

“Eu oriento muito para que os empresários, os donos, os lojistas também orientem e motivem os seus colaboradores a estarem aqui no Café com Ideias, porque isso faz total diferença.”, reforçou Adriana Rocha, educadora empresarial. Foto: Isla Gomes/O Diário
Teresópolis 12/09/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

‘Café com Ideias’ destaca comportamento, conhecimento e networking como caminhos para a evolução profissional

Cavalo solto causa grave acidente na Rio-Teresópolis

Concurso de vídeos que incentiva reflexão sobre a educação pública entra na reta final

Teresópolis cria novo rito para demolição de imóveis irregulares e em áreas de risco

Teresópolis registra chuva forte e três ocorrências nesta segunda-feira

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE