Na manhã desta quinta-feira, 24 de julho, o prefeito Leonardo Vasconcellos inaugurou o novo Café Popular, que a partir de agora funciona em loja no Terminal Rodoviário José de Carvalho Janotti. Acompanhado de autoridades como a vice-prefeita Afaf Ribeiro, a primeira-dama e presidente do Fundo da Solidariedade de Teresópolis, Cláudia Vasconcellos, e da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Graça Granito, o prefeito apresentou o equipamento à população, dando início a uma nova fase do programa social.
A partir de agora, o Café Popular passa a ser gratuito e está localizado em um ponto de grande circulação de pessoas, em uma loja ao lado da entrada da rodoviária, facilitando o acesso da população em situação de vulnerabilidade social e dos trabalhadores. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 8h45.



O Prefeito Leonardo Vasconcellos falou sobre a importância de garantir segurança alimentar à população: “Quando assumimos a Prefeitura, o projeto do Café Popular estava praticamente descontinuado. Nós tínhamos a vontade que ele voltasse plenamente, mas nós queríamos que ele fosse gratuito. Quando eu era vereador e fiz a lei do Café Popular, essa iniciativa foi pioneira em todo o estado do Rio, inspirando inclusive o governo estadual a criar o Café do Povo, que nós já temos uma unidade do bairro de São Pedro, e vamos inaugurar breve mais duas unidades: uma no Meudon e outra no Parque Ermitage. Todos esses equipamentos são gratuitos, porque nós queremos garantir a primeira refeição do dia às pessoas, para que elas tenham direito e o acesso à primeira alimentação logo pela manhã, pois um dos nossos compromissos prioritários é garantir que nenhum teresopolitano passe fome”.

O Café Popular funciona em esquema de retirada e oferece à população, de maneira totalmente gratuita, um kit de café da manhã composto por um copo de café puro ou com leite, um pão com manteiga e uma fruta da estação.

