Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Calendário vacinal deve ser mantido em dia também pelos adultos

Médica da Secretaria Municipal de Saúde reforça importância do ato e fala sobre imunizantes disponibilizados

Luiz Bandeira

A vacinação é a maneira mais eficaz de proteger a população contra doenças imunopreveníveis. As vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são seguras e essenciais para a prevenção de doenças graves e, muitas vezes, fatais. O Brasil se destaca como um dos países que mais disponibiliza vacinas à sua população. A política de vacinação é coordenada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Por meio deste programa, a Secretaria Municipal de Saúde tem se empenhado em garantir a vacinação de adultos com a mesma dedicação que se observa no cumprimento do calendário vacinal infantil. Em entrevista à Diário TV, a Dra. Edneia Tayt-Sohn Martuchelli, médica sanitarista da SMS e responsável pelo setor de imunização, ressaltou a importância dos imunizantes oferecidos pelo SUS.

“O mais importante é vacinar-se. Aprendemos que vacinas salvam vidas, e isso é comprovado, com dados científicos consistentes. As vacinas são suficientes e potentes para nos proteger”, pontuou a médica Edneia Martuchelli

“As vacinas são essenciais para todas as faixas etárias, mas os grupos de 20 a 59 anos e os maiores de 60 anos, que incluem os idosos, devem, além das crianças, manter sua caderneta de vacinação atualizada. As vacinas são cientificamente comprovadas como eficazes na prevenção de diversas doenças. É fundamental que nós, adultos, assim como fazemos com as crianças, mantenhamos nossas carteiras de vacinação em dia. Mais importante ainda, é que, em caso de dúvidas, possamos procurar uma unidade de saúde para esclarecimentos. Muitas vezes, informações que circulam pela internet ou redes sociais não são confiáveis”, alerta a Dra. Edneia

Nos fins de semana a Secretaria Municipal de Saúde mantém um posto de vacinação no Teresópolis Shopping

Em caso de dúvidas sobre qualquer uma das vacinas para o público adulto, a população pode procurar a central de imunização na Secretaria Municipal de Saúde ou nas unidades básicas e secundárias, onde há profissionais capacitados para fornecer informações detalhadas. “Mesmo quem já tem a caderneta de vacinação completa precisa voltar à unidade de saúde para os reforços. É importante levar a caderneta à unidade de saúde para ser avaliada, tomar os reforços necessários e, caso haja alguma vacina não tomada, procurar recebê-la também. O mais importante é vacinar-se. Aprendemos que vacinas salvam vidas, e isso é comprovado, com dados científicos consistentes. As vacinas são suficientes e potentes para nos proteger”, pontuou Martuchelli.

A política de vacinação é coordenada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde tem se empenhado em garantir a vacinação de adultos

VACINAS DISPONÍVEIS NA REDE MUNICIPAL PARA O PÚBLICO ADULTO:

  • Hepatite B: Doença tratável, mas de caráter grave, que pode evoluir para cirrose ou câncer de fígado.
  • Difteria, Tétano e Coqueluche: Vacinas que protegem os trabalhadores, especialmente em caso de acidente ou lesão, evitando o desenvolvimento da doença, fatal na maioria das vezes.
  • Febre Amarela: A região é endêmica para a doença, com focos na área silvestre, o que pode levar à sua disseminação para áreas urbanas.
  • COVID-19: Imunizante comprovadamente eficaz durante a pandemia, reduzindo significativamente o número de mortes.
  • Influenza: Protege contra os vírus mais prevalentes da gripe.
  • Tríplice Viral: Previne sarampo, caxumba e rubéola.

Essas vacinas estão disponíveis na Rede Pública em qualquer unidade de saúde e são oferecidas principalmente à população adulta, de 20 a 59 anos, sendo também recomendadas para pessoas com mais de 60 anos.

Em todas as unidades básicas e secundárias de saúde dispõe de servidores capacitados para orientar a população quanto ao calendário de vacinação adulta

VACINAS NÃO DISPONÍVEIS NA REDE PÚBLICA, MAS RECOMENDADAS PARA OS ADULTOS

  • HPV: Indicada para pessoas com vida sexual ativa. No SUS, é oferecida apenas para adolescentes e vítimas de violência sexual.
  • Herpes Zoster: Recomendação para maiores de 55 anos. Embora ainda não esteja disponível no SUS, há estudos em andamento para sua inclusão no calendário de vacinação até o final deste ano.
  • Vírus Sincicial Respiratório (VSR): Acomete principalmente crianças e idosos. A vacina é recomendada para pessoas com mais de 60 anos.
  • Hepatite A: No SUS, disponível apenas para crianças ou indivíduos imunodeficientes.
  • Pneumocócicas: Protegem contra pneumonia e meningite meningocócicas.

Compartilhe:

Edição 17/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis: Feirinha do Alto com funcionamento especial no Feriadão de Páscoa

Circuito de segurança registra violenta agressão na Tenente Luiz Meirelles em Teresópolis

Polícia Civil prende dupla após furto de motocicleta em Teresópolis

Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic  

Carro invade loja do Redeconomia em Guapimirim

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE