Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Câmara aprova direito de mãe amamentar filho durante concurso público

Para garantir o direito, mãe deve fazer solicitação prévia à banca

Heloisa Cristaldo Repórter da Agência Brasil  Brasília

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (9) uma proposta que assegura às mães o direito de amamentar filhos de até seis meses de idade durante provas de concursos públicos. Para garantir o direito, a mãe deve fazer uma solicitação prévia à instituição organizadora. 

O texto, que tramita em caráter conclusivo, segue para sanção presidencial caso não haja recurso para análise pelo plenário.

Segundo o PL 3220/15, a certidão de nascimento do bebê deverá ser apresentada antes da data da prova para comprovar a idade da criança. No dia do concurso, se o pedido de amamentação tiver sido deferido, uma pessoa indicada pela mãe deverá acompanhar o bebê e permanecerá com ele em sala reservada durante todo período da prova.

O texto prevê ainda que será permitida a amamentação por períodos de até 30 minutos por filho, em intervalos de duas horas. Durante o período de amamentação, um fiscal acompanhará a mãe. O tempo gasto pela candidata será compensado integralmente para a realização da prova.

O novo dispositivo também estabelece que o edital do concurso mencione o direito à amamentação e conceda o prazo para a solicitação.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 16/06/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Música, dança e alegria marcam Festa da Ponkan, em Pessegueiros

Exposição ‘A Copa do Mundo é Nossa’ segue até julho na Casa da Memória

Campanha solidária arrecada doações para idosos da Mansão dos Velhinhos

União tinha pedido bloqueio de ponte antes da morte de jovem em salto

Babilônia Circus traz atrações nacionais e internacionais para Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE