A Câmara de Vereadores, por iniciativa do presidente Leonardo Vasconcellos, reeditou a campanha Compartilha Teresópolis, desta vez para socorrer Petrópolis, município vizinho fortemente atingido pelo temporal do dia 15 de fevereiro. As chuvas na Cidade Imperial deixaram ao menos 210 mortos e centenas de pessoas foram acolhidas em abrigos e casas de parentes, estado de calamidade pública que necessita da ajuda dos municípios vizinhos.
Em sete dias de mobilização, a Câmara conseguiu arrecadar 18 toneladas de suprimentos. As doações dos teresopolitanos aos petropolitanos chegaram através dos supermercados parceiros da campanha. A Câmara também obteve a adesão de empresas que contribuíram com a causa.
Na quinta-feira, 24, comitiva de vereadores saiu de Teresópolis rumo a Petrópolis acompanhando o comboio de seis caminhões carregados de gêneros alimentícios, guloseimas para as crianças, água mineral, produtos de higiene pessoal, material de limpeza, descartáveis (copos, pratos, talheres e embalagens de quentinhas), roupas novas (masculina, feminina, íntima e infantil), cobertores e ferramentas (enxadas, pás, baldes, vassouras e vassourões), entre outros itens. Nas carrocerias dos caminhões, faixas anunciavam o apoio à Petrópolis: “Solidariedade do povo de Teresópolis aos irmãos petropolitanos”.
As 18 toneladas de donativos foram destinadas à Diocese de Petrópolis. O bispo Dom Gregório Paixão recebeu pessoalmente o presidente da Câmara de Teresópolis, Leonardo Vasconcellos, e também os vereadores Luciano Santos, Mauricio Lopes, Jaime Medeiros, Fidel Faria, João Miguel, Bruninho Almeida, Erika Marra, Paulinho Nogueira, Teco Despachante e Gustavo Simas que integraram a missão.
“Agradeço a vinda de todos vocês. Ter a presença dos teresopolitanos é uma graça muito grande para nós. É muito angustiante ver o que está diante dos nossos olhos. A quantidade de pessoas que perderam suas vidas. Já passamos dos 210 mortos, é muito triste”, declarou Dom Gregório.
Ele também fez questão de enfatizar a ajuda nos diversos trabalhos de apoio às vítimas do temporal. “Temos um número enorme de voluntários, muitos vindos de Teresópolis, porque Petrópolis, assim como as cidades da região serrana, conhece bem esses incidentes, especialmente a catástrofe de 2011 que se abateu sobre Teresópolis de uma forma tão violenta. Então, é nesse momento que devemos estar completamente unidos”, conclamou.
SOLIDARIEDADE NA RECONSTRUÇÃO
Solidariedade é palavra de ordem nesse momento, todos de mãos dadas para ajudar aos desabrigados. “Temos muito que agradecer e temos a certeza absoluta de que tudo aquilo que foi doado será entregue àqueles que mais precisam, que são os desfavorecidos, vítimas desse evento. Essas famílias estão se ajudando mutuamente, já que temos aproximadamente 1000 pessoas desabrigadas, além de outras instituições que também estão ajudando nesse trabalho”, destacou o bispo da Diocese que abrange Petrópolis, Teresópolis, Guapimirim, Magé, São José do Vale do Rio Preto e Areal.
O presidente da Câmara, Leonardo Vasconcellos, exaltou a cooperação da população na campanha Compartilha Teresópolis para ajudar Petrópolis. “De quilo em quilo, alcançamos 18 toneladas de donativos. Padre Jorge (pároco da Matriz de Santa Teresa) nos convocou, então nós viemos até o Bispo Dom Gregório trazendo seis caminhões com a solidariedade do nosso povo para os nossos irmãos. O pronto socorro espiritual é através da igreja. Por isso a destinação dos donativos é a igreja. As pessoas não precisam saber de onde as doações vieram, queremos apenas que Deus abençoe a nossa irmandade”.
Sobre fraternidade, Dom Gregório ressaltou que só através do apoio solidário entre as pessoas é possível superar momentos como o que Petrópolis atravessa. “Talvez, as pessoas que estejam comendo esse alimento que vocês trouxeram não saibam que ele veio de vocês, mas Deus sabe. Então, mais uma vez, meu muito obrigado. E vamos continuar nos ajudando, porque o que hoje é benção para os outros, um dia pode ser benção para nós. Independente do credo de cada um, temos a certeza de uma coisa: somos todos irmãos”.
Ao final do encontro, Dom Gregório Paixão pediu que todos rezassem o Pai-Nosso.
Na última sessão plenária, foi aprovado por unanimidade projeto lei do presidente Leonardo Vasconcellos que torna Teresópolis e Petrópolis cidades-irmãs. O objetivo é facilitar a cooperação entre os municípios, sobretudo em momentos de emergência.