Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Câmara Municipal promove Seminário de Saúde da Mulher

Evento realizado na sede da OAB debateu sobre importantes temáticas relacionadas a proteção do público feminino

Maria Eduarda Maia

A Procuradoria dos Direitos da Mulher da Câmara de Teresópolis promoveu, nesta quarta-feira (16), um evento fundamental para informar, empoderar e fortalecer as mulheres da cidade. O Seminário de Saúde da Mulher, realizado na sede da OAB Teresópolis, foi uma iniciativa da Câmara Municipal para abordar temas como saúde física e mental e estratégias de proteção das mulheres, fomentando redes de apoio essenciais no enfretamento às violências e desigualdades e levando informação a todas as participantes. “Esse momento é especial. A gente quer fazer esse seminário de seis em seis meses porque sempre estão vindo com muitas informações, com um olhar voltado para a mulher porque cuidando da saúde dela, consequentemente você cuida de uma família, ou seja, nossa Teresópolis com um olhar diferenciado para nós mulheres”, contou a vereadora Érika Marra, que é presidente da Procuradoria dos Direitos da Mulher da Câmara.

O evento, realizado na OAB Teresópolis nesta quarta-feira (16), contou com palestras de mulheres envolvidas na causa social. Foto: Assessoria Câmara

A edil também comentou que, junto com as vereadoras Márcia Valentim e Professora Amanda Albuquerque, está voltada para escutar as mulheres que aparecem na Câmara. “A gente tenta fazer com que tenha a orientação jurídica, para quem podem procurar, os órgãos que realmente podem, principalmente nos casos de violência doméstica”, frisou a Érika, destacando que tal seminário reforça a uma rede de mulheres que estão preocupadas com essa causa. “Todos nós formamos uma rede para nos proteger, nos orientar e saber dos nossos direitos”, concluiu a vereadora.

“Todos nós formamos uma rede para nos proteger, nos orientar e saber dos nossos direitos”, concluiu a vereadora Érika Marra, que é presidente da Procuradoria dos Direitos da Mulher da Câmara. Foto: Assessoria Câmara

Palestrantes
O evento contou com palestras de mulheres envolvidas na causa social, como a juíza da 2ª Vara Criminal de Teresópolis, Dra. Marcela Assad; a pós graduada em saúde da mulher, Letícia Serafim; a psicóloga Luciana Andrade; a ginecologista, doutora Daniele Serpa, e a instrutora de defesa pessoal, Natacha Marques, que também é presidente da Federação do Estado do Rio de Janeiro de Karatê-Dô Tradicional. “Quando a gente fala de violência doméstica contra as mulheres e as crianças, principalmente, a gente fala em trabalho de rede, que só é possível com a união dos três poderes constituídos e da sociedade civil através de empresas e ONGs, por exemplo. Que nós possamos, através delas, esclarecer as mulheres acerca dos seus direitos e da violação deles”, declarou a juíza Marcela Assad, que ressaltou que este tipo de evento é um instrumento extremamente importante na conscientização coletiva de mulheres e homens”, concluiu.

“Quando a gente fala de violência doméstica contra as mulheres e as crianças, principalmente, a gente fala em trabalho de rede, que só é possível com a união dos três poderes constituídos e da sociedade civil através de empresas e ONGs, por exemplo”, declarou a juíza criminal Marcela Assad. Foto: Assessoria Câmara

Importância da integração dos poderes
A vereadora Professora Amanda Albuquerque destacou que os poderes estão transitando de forma muito harmônica. “Isso só fortalece nossa cidade. A gente vem trazendo essas oportunidades de fala, escuta, formação, informação para a sociedade para que a gente fortaleça também a rede de proteção. A rede de proteção é composta por uma gama de pessoas. É um momento que a gente tem iniciado, que tem se fortalecido”, disse a edil, frisando que a ideia é dar continuidade a esses momentos de fala e de construção.

“A gente vem trazendo essas oportunidades de fala, escuta, formação, informação para a sociedade para que a gente fortaleça também a rede de proteção. A rede de proteção é composta por uma gama de pessoas”, disse a vereadora Professora Amanda Albuquerque. Foto: Assessoria Câmara

Outra figura que representa as mulheres no município, a secretária dos Direitos da Mulher, Kátia Borges, seminários como esse realizado na OAB são importantes por reunirem o poder executivo e legislativo. “Todos unidos em um caminho só. A gente precisa falar da mulher como um todo. A gente, enquanto secretaria, 99% das vezes fala da violência doméstica. Entretanto, a gente precisa também cuidar da saúde dessa mulher, dos filhos. Então esse seminário traz o conhecimento desse cuidado. A mulher precisa se cuidar até para poder começar a reconstruir sua vida”, pontuou Kátia, que também reforçou a importância desta reconstrução começando pela saúde, cuidando do mental e do físico. “Com isso tudo junto, a gente consegue cuidar da mulher da nossa cidade”, concluiu a secretária.

“Esse seminário traz o conhecimento desse cuidado. A mulher precisa se cuidar até para poder começar a reconstruir sua vida”, pontuou a secretária dos Direitos da Mulher, Kátia Borges. Foto: Assessoria Câmara
Edição 28/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Café Pingado se apresenta no Chalé Carioca, em Teresópolis

Águas da Imperatriz deve concluir obras atuais antes de ‘abrir novos buracos’

Polícia investiga mais um ‘motoqueiro exibicionista’ em Teresópolis

Teresópolis: Acidente quase termina em tragédia

Ladrões furtam residências nas zonas urbana e rural

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE