Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Câmara Municipal retoma atividades e elege comissões para 2026

Primeira sessão ordinária do ano também teve encaminhamentos de projetos de lei em regime de urgência

Maria Eduarda Maia

A Câmara Municipal de Teresópolis retomou oficialmente, na manhã desta quinta-feira (19), as sessões ordinárias. A primeira reunião do ano marcou o fim do recesso parlamentar e o início dos trabalhos legislativos em 2026. A partir de agora, os vereadores voltam a discutir projetos de lei, indicações e requerimentos que impactam diretamente na rotina da população e da cidade.

Presidida pelo vereador Luciano Santos, a sessão teve como pauta principal a eleição das 14 comissões permanentes e seis especiais que orientarão os trabalhos do Legislativo ao longo do ano. Com quórum completo, os vereadores aprovaram por votação nominal, e por maioria em todos os casos, a composição das comissões da Casa, retornando ao assunto na próxima sessão, no dia 24 de fevereiro, para definir os presidentes, membros e relatores de cada grupo. O presidente da Câmara também informou que as comissões se reunirão às terças e quintas-feiras a partir das 8h30 para suas reuniões ordinárias.

A Câmara Municipal de Teresópolis retomou oficialmente, na manhã desta quinta-feira (19), as sessões ordinárias. Foto: Câmara de Teresópolis

Importância das comissões
As comissões permanentes e especiais são grupos que possuem papel fundamental no andamento das propostas, sendo responsáveis por analisar previamente os projetos, fiscalizar as políticas públicas e emitir pareceres antes que as matérias sejam levadas ao plenário para votação. “As comissões têm um papel fundamental, pois analisam as pautas de forma mais minuciosa e fortalecem nosso trabalho de fiscalização. Cada parlamentar tem sua função. Embora todos trabalhem com diversas pautas, há uma priorização de acordo com as comissões de que fazem parte”, pontuou o vereador Cacau Repórter, que começa seu terceiro ano no cargo.

“Nosso compromisso é atender às demandas do município, especialmente do interior, que precisa de um olhar atento e carinhoso, sempre com muito respeito”, declarou o vereador Cacau Repórter. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

COMISSÕES PERMANENTES

  • LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL: Bruninho Almeida — Fidel Faria — Paulinho Nogueira
  • FINANÇAS E ORÇAMENTO: Maurício Lopes — Paulinho Nogueira — Fidel Faria
  • OBRAS: Caio Pfister — Paulinho Nogueira — Bruninho Almeida
  • SERVIÇOS PÚBLICOS: Dudu do Resgate — Bruninho Almeida — Calé
  • SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL: Dr. Amorim — Dudu do Resgate — Fidel Faria
  • EDUCAÇÃO E CULTURA: André do Gás — Totó Online — Dudu do Resgate
  • ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE: Fidel Faria — Fabinho Filé — Marcos Rangel
  • TRANSPORTE PÚBLICO: Paulinho Nogueira — André do Gás — Fidel Faria
  • DEFESA DO CONSUMIDOR: João Miguel — Fabinho Filé — Hygor Faraco
  • DEFESA DOS SERVIDORES E SEGURANÇA PÚBLICA: Marcos Rangel — Paulinho Nogueira — Cacau Repórter
  • AGRICULTURA E ABASTECIMENTO AGRÍCOLA: Fabinho Filé — Bruninho Almeida — Vitinho
  • CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: Totó Online — Professora Amanda — Marcia Valentim
  • DEFESA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD) E IDOSO: Sandrinho — Diego Barbosa — Caio Pfister
  • SEGURANÇA ALIMENTAR E COMBATE À POBREZA: Diego Barbosa — Sandrinho — Caio Pfister

COMISSÕES ESPECIAIS

  • PROCURADORIA DA MULHER: Professora Amanda — Marcia Valentim
  • TURISMO E LAZER: Vitinho — Diego Barbosa — Hygor Faraco
  • DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E EMPREENDEDORISMO: Marcia Valentim — Vitinho — Professora Amanda
  • PROTEÇÃO AOS ANIMAIS: Cacau Repórter — Paulinho Nogueira — Calé
  • ESPORTE: Hygor Faraco — Totó Online — Sandrinho
  • DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTES: Calé — Marcia Valentim — Cacau Repórter

Expectativas positivas
Ainda segundo Cacau, as expectativas para os trabalhos legislativos do ano de 2026 são positivas e a população pode e deve contribuir: “A expectativa é grande porque estamos aqui exatamente para trabalhar pela população. Nosso compromisso é atender às demandas do município, especialmente do interior, que precisa de um olhar atento e carinhoso, sempre com muito respeito. proveito o espaço para convocar os teresopolitanos a participarem das sessões da Câmara e a comparecerem aos nossos gabinetes. A participação popular é essencial”, completou Cacau Repórter.

Projetos encaminhados
O Executivo Municipal também encaminhou à Câmara quatro projetos de lei em regime de urgência, que seguirão para análise das comissões: regulamentação da circulação de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual nas vias urbanas; atualização do Código Tributário Municipal referente ao ISS incidente sobre serviços de guincho e içamento; alteração da lei que regula o serviço de trenzinhos turísticos; e mudança na nomenclatura do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), que voltará a se chamar Centro de Informações Turísticas.

Projeto de Lei sobre os prédios de 20 andares
Ainda durante a sessão ordinária desta quinta-feira (19), um dos assuntos levantados foi sobre a polêmica da Lei Complementar nº 351, de 19 de dezembro de 2025, que altera dispositivos da Lei de Zoneamento do município e permite a construção de prédios mais altos, de até 20 andares, em alguns pontos do bairro do Alto. Nos últimos meses, a mudança gerou grandes discussões principalmente nas redes sociais, além da criação de abaixo-assinado e alguns protestos. Na primeira sessão do ano, por exemplo, populares que são contra a lei estiverem presentes na Casa Legislativa.
“Diante dessa polêmica de um projeto de lei de tamanha relevância, a gente repensa. Isso precisa ser reavaliado. Todo projeto de alta importância para a cidade precisa ser transparente. Ele foi aprovado por unanimidade pela Casa, mas é necessário reavaliar para ouvirmos a população, vendo o que será de benefício e malefício”, se posicionou a vereadora Márcia Valentim (PRTB).
Já a vereadora Professora Amanda Albuquerque (Republicanos), diante da declaração de sua colega de trabalho, contou que entrou com um pedido durante o recesso parlamentar para que fosse anulado o procedimento que tramitou a Lei Complementar nº 351 de 2025. “Trata de uma avaliação feita em acordo com o regimento da Casa. Na próxima sessão vamos trazer um requerimento novamente tratando sobre a anulação dos projetos que foram votados naquele dia 9 de dezembro, quando a Lei Complementar nº 351 de 2025, promulgada em 19 de dezembro, foi passada por meio do projeto de Lei Complementar 026”, explicou a edil, dizendo ainda que foram identificados, dentro dos ritos do regimento, um “vício insanável que compromete todo o trâmite legal para que essa lei produza todos os seus efeitos jurídicos”.

Na primeira sessão do ano, populares que são contra a lei que permite a construção de prédios mais altos, de até 20 andares no bairro do Alto, estiverem presentes na Casa Legislativa.

Próxima sessão
A próxima sessão ordinária está prevista para a terça-feira, dia 24 de fevereiro. A Câmara Municipal realiza suas sessões às terças e quintas-feiras, às 10h, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais. A reprise é exibida à noite pela Diário TV.


Teresópolis 20/02/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Leilão: 70 veículos apreendidos em Teresópolis serão vendidos

Conselho Municipal da Cidade vai debater criação de parque urbano às margens do Paquequer

Polícia Civil já tem linha de investigação sobre morte de Bombeiro em Teresópolis

Câmara Municipal retoma atividades e elege comissões para 2026

Obras da Águas da Imperatriz seguem pela Heitor de Moura Estevão

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE