Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Campanha da COPBEA incentiva a adoção de cães adultos

Mesmo com muitas vantagens dos animais mais velhos, vários estão há anos aguardando um novo lar

Isla Gomes

A Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal, vinculada à secretaria municipal de Saúde, da Prefeitura de Teresópolis, está realizando uma campanha que tem o intuito incentivar as pessoas a repensar na possibilidade de adotar cãezinhos mais velhos. A feira de adoção é a porta de saída dos animais que são resgatados para o Centro Municipal de Triagem de Animais, no canil do Fischer, lá é feito esse trabalho de resgatar, tratar, castrar e depois achar um lar definitivo para esses animais. Por isso a importância de se adotar também os animais mais velhos, que têm mais dificuldade de se encaixar no perfil de quem procura um “cãopanheiro”. “Infelizmente todos os cães adultos que foram colocados na feira de adoção recentemente voltaram para o canil sem um lar. É muito difícil doar esses animais mais adultos. O problema maior dessa questão é que o cão adulto não sendo doado fica no canil por muito tempo, temos casos de animais que já estão lá há mais de 10 anos esperando um lar e cada ano que passa é mais um ano que esse animal está em confinamento”, explica o Coordenador da COPBEA, Jackson Muci.

Geralmente um cão adulto é mais tranquilo do que um filhote, ele se adapta mais rápido aos ambientes novos e demonstra muita gratidão aos seus novos tutores, como esclarece o Coordenador. “O filhote costuma gerar transtornos relacionados a pouca idade, como morder móveis e objetos, arranhar parede, choramingar durante a noite e errar o local de fazer as necessidades fisiológicas. Já com relação aos adultos, quanto mais velho mais calmo é o animal, são cãezinhos que são mais passivos e dorminhocos, e é importante ressaltar que os adultos também são adestráveis e ensináveis tanto quanto os filhotes”, frisa Jackson.

“Infelizmente todos os cães adultos que foram colocados na feira de adoção recentemente, voltaram para o canil sem um lar”, disse Jackson. Foto: Isla Gomes/O Diário

Além de tudo isso, cachorros adultos que estão em abrigos, muitas vezes, passaram por traumas e situações difíceis. Muitos perderam sua família, foram expulsos de casa ou resgatados de lares desestruturados. Assim, eles precisam mais que todos encontrar um novo lar, com uma família disposta a dar todo amor e carinho que merecem. E poder fazer parte disso é a maior vantagem em tomar essa linda decisão, escolhendo um pet mais velho, a pessoa estará fazendo a diferença e salvando uma vida.

Sobre a campanha e processo de adoção
Estão sendo postadas nas redes sociais da Prefeitura (@prefeiturateresopolis) e do projeto (@adoteumamor.teresopolis) fotos de todos os cãezinhos adultos que estão disponíveis para adoção, para que as pessoas possam analisar cada um deles, através dos nomes, idades e até traços da personalidade, e assim escolher seu companheirinho, nesse caso basta entrar em contato nas redes sociais e demonstrar interesse que serão passadas as orientações necessárias para a adoção.
Mas se houver interesse em visitar o Centro de Triagem Animal da Secretaria Municipal de Saúde, o canil, pessoalmente, ele fica localizado no Fischer, ao lado do antigo aterro sanitário. O canil funciona das 8h às 16h e aos sábados das 8h às 12h. No local os interessados podem conhecer e interagir com todos os animais disponíveis para adoção, além de tirar dúvidas com os colaboradores capacitados em tirar dúvidas sobre todo o processo de adoção.

Há casos de animais que já estão no canil há mais de 10 anos esperando um lar e cada ano que passa é mais um ano que esse animal fica em confinamento. Foto: Divulgação

Para formalizar a adoção, é necessário:
– Ser maior de 18 anos;
– Apresentar original e cópia do RG e Comprovante de Residência;
– Responder questionário e passar por uma entrevista com a equipe da COPBEA;
– Assinar termo de posse responsável;
– Levar caixa de transporte, coleira e guia adequados ao perfil do animal adotado.

Edição 18/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vereador cobra ação do MP no caso da farra das indenizações na Prefeitura

Estelionatário tenta aplicar golpe do “Pix falso” e se dá mal em Teresópolis

Morre motociclista atingido por veículo na Várzea

Procon encontra 247 quilos de alimentos impróprios em Teresópolis

Oficina gratuita para educadores na Casa de Cultura Adolpho Bloch

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE