Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Campanha leva conscientização sobre autismo aos ônibus de Teresópolis

Iniciativa promoverá ações educativas com passageiros e atividades públicas ao longo de quase um mês

Até o dia 18 de abril, os ônibus do transporte público de Teresópolis serão palco de uma campanha especial de conscientização sobre os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa é promovida pela Viação Dedo de Deus, operadora do sistema municipal de transporte coletivo, com o apoio do Sest Senat, da TEIAA (Associação Troca de Experiências e Integração entre Amigos de Autistas), APAE, Casa e Vida, além de integrantes da sociedade civil engajados na causa.

Durante a campanha, colaboradores da empresa, uniformizados com camisas temáticas, realizarão intervenções educativas dentro dos ônibus, dialogando diretamente com os passageiros. A iniciativa inclui a distribuição de material informativo, explicações sobre os direitos das pessoas com autismo no transporte público e orientações sobre boas práticas de convivência, como a importância de evitar julgamentos, agir com gentileza e ter paciência com pessoas que possuem o transtorno.

Outro ponto abordado nas ações será o cordão de identificação utilizado por pessoas com TEA, ferramenta que auxilia na sinalização de condições não visíveis e contribui para ampliar a compreensão e o respeito da sociedade.

No dia 2 de abril, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a mobilização ganhará as ruas da cidade. Equipes da campanha estarão na Praça Olímpica, realizando ações de sensibilização com a população, com faixas nos sinais de trânsito e abordagens informativas sobre o tema.

O encerramento da programação está previsto para 18 de abril, com a apresentação dos resultados da campanha e a realização de palestras voltadas aos colaboradores da empresa e a mães atípicas, reforçando o compromisso com a inclusão e o respeito à
diversidade.

Para a empresa, a iniciativa reforça o papel social do transporte público como espaço de convivência e informação. “O ônibus é um espaço coletivo, onde pessoas diferentes compartilham o mesmo trajeto todos os dias. Promover informação e empatia é fundamental para que o transporte público seja cada vez mais acolhedor e respeitoso para todos, especialmente para as pessoas com autismo e suas famílias”, destaca Marília Figueiredo, coordenadora de Responsabilidade Social da viação.

A campanha busca ampliar o conhecimento da população sobre o autismo e contribuir para uma cidade mais inclusiva, onde o respeito às diferenças faça parte da rotina de todos.

Teresópolis 25/03/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Centro de Pesquisa do Iconha recebe investimentos e impulsiona estudos ambientais em Teresópolis

Cão da GCM fareja esconderijo de mais de mil pinos de cocaína em Teresópolis

Campanha leva conscientização sobre autismo aos ônibus de Teresópolis

Mutirão Dívida Zero RJ renegociou cerca de R$ 2,7 milhões em Teresópolis

Gênesis entrega chaves de condomínio de alto padrão em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE