Maria Eduarda Maia
Uma parceria entre a Prefeitura Teresópolis e o Fluminense Football Club pode transformar o cenário esportivo na cidade. Nesta quarta-feira (01), o campo do tradicional Teresópolis Futebol Clube (TFC), localizado na Rua Ernesto Silveira, no Alto, recebeu a visita do diretor geral do time carioca, junto com sua equipe técnica, e da secretária municipal de Esportes e Lazer, Érika Marra, para conhecer e avaliar o espaço, que pode ser revitalizado e utilizado pela equipe tricolor.
“Eu não conhecia o espaço, e a secretária trouxe a possibilidade de utilizá-lo, até pela ligação intrínseca que já existia entre o T.F.C e o Fluminense. Realizamos uma visita técnica para conhecer a área e pensar no que poderia ser feito aqui. Achamos um espaço muito interessante e com muito potencial”, declarou o diretor geral do Fluminense, Fernando Simone, em entrevista ao Diário, explicando que agora ele e sua equipe irão estudar e realizar um projeto para que seja possível revitalizar e retornar as atividades no campo do tão tradicional clube teresopolitano. “Conseguiríamos trazer jogos da base e até do futebol feminino. Vamos estudar direito e com calma, mas a possibilidade ela existe”, completou.

Ainda segundo o diretor geral do Tricolor de Laranjeiras, a parceria só tem benefícios a trazer para o clube. “Teresópolis é uma cidade maravilhosa no Rio de Janeiro. Será muito benéfico poder estar ligado a cidade e poder ter aqui uma base de seus torcedores e criar novos torcedores e consumidores do clube. O Fluminense é um clube do país inteiro e Teresópolis é uma cidade que com certeza a gente estaria muito honrado de poder fazer parte e ter uma estrutura como essa podendo ser utilizada”, contou Fernando.
Além da importância para o cenário esportivo de Teresópolis, esta parceria entre o Fluminense e o Teresópolis Futebol Clube reacende uma ligação histórica do clube teresopolitano com o tricolor carioca, visto que até possui as mesmas coisas, sendo conhecido como ‘Tricolor do Alto’. “Essa relação trouxe para a gente mais um ponto para essa parceria, que ficou muito legal e interessante”, concluiu Fernando Simone.

Benefício para o município
Para a secretária municipal de Esportes e Lazer, Érika Marra, a parceria entre a Prefeitura e o clube carioca é de extrema importância para toda a história de Teresópolis. “Esse é um momento de tensão, alegria e muito querer. O campo do Teresópolis Futebol Clube tem toda uma história com atletas de seleção e com todo o teresopolitano que jogou e esteve aqui. Para a cidade, isso é um grande marco. Tive a oportunidade de estar no clube com o deputado Hugo Leal para entender o que há de necessário para que seja concretizada essa parceria público-privada. Esporte é vida e nós não merecemos ter um campo de futebol neste estado”, destacou.
Ainda de acordo com a secretária, o espaço pode ser utilizado não apenas pelo clube carioca, mas também para projetos do município. “A ideia é de que seja um centro esportivo e um estádio também. Estamos buscando parcerias. Depois cabe ao executivo e ao nosso prefeito, com o jurídico do Fluminense ver o que a gente pode fazer aqui, buscando também somar com a comunidade e com os projetos sociais. Este é o intuito: o espaço não ser somente de um nome ou de uma equipe, e sim de Teresópolis”, concluiu Érika.

Terreno do município
Recentemente, a Prefeitura reassumiu a posse do terreno onde fica localizado o campo do TFC. A motivação para a ação foi que o imóvel havia sido doado ao tradicional clube teresopolitano por meio de um contrato formal, mas sob condições: deveria ser utilizado exclusivamente para a prática de esportes em suas variadas modalidades.
