Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Canil do Corpo de Bombeiros recebe reforços para atuar em desastres

Faro apurado e tecnologia de ponta estão a serviço da busca, resgate e salvamento de vítimas

As operações de busca, resgate e salvamento com cães do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro ganharam alguns reforços de peso para o Verão. O canil da corporação conta hoje com mais um cachorro, da raça Labrador, que vai ser treinado por cerca de um ano e meio para atuar em buscas por pessoas perdidas em trilhas, matas e florestas e por vítimas de ocorrências envolvendo desabamentos e deslizamentos de terra, tipicas do período de chuvas intensas. O filhote, de três meses, fará parte da tropa de heróis de quatro patas do CBMERJ, que atualmente tem 17 integrantes, a maioria certificados nacionalmente, prontos para atuar em apoio a outros estados e também no exterior.

Mas o faro não será a única ferramenta de trabalho dos especialistas em cães. A tecnologia também vai ajudar os condutores na missão de salvar vidas. Três coleiras com GPS foram adquiridas para monitorar em tempo real a localização dos animais, proporcionando maior precisão nas operações em terrenos de difícil acesso. “Os cães têm se mostrado indispensáveis para o sucesso das missões. Sua capacidade olfativa e destreza são incomparáveis às dos seres humanos. O monitoramento constante por GPS minimiza riscos e potencializa o desempenho da nossa tropa canina. É um dispositivo altamente eficiente, com uma bateria de longa duração e resistência a condições adversas, essenciais para o trabalho em campo”, afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.

A unidade recebeu duas viaturas novas de transporte de animais, gaiolas climatizadas, projetadas para garantir o bem-estar dos cães nas operações. Foto: Ricardo Cassiano

Além disso, a unidade recebeu duas viaturas novas de transporte de animais, gaiolas climatizadas, projetadas para garantir o bem-estar dos cães nas operações, especialmente em cenários extremos, evitando estresse térmico e garantindo que permaneçam em plena capacidade física durante as missões. Os veículos também são equipados com tração 4×4, permitindo o acesso a áreas com terrenos acidentados e alagados, como montanhas, vales e zonas de risco elevado, proporcionando maior mobilidade e eficiência às equipes.

O Canil do Corpo de Bombeiros do Rio também é o primeiro e único do país a contar com um Centro Cirúrgico para tratamento dos heróis de quatro patas.

Tags

Compartilhe:

Edição 25/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

‘Cantinho das Cerejeiras’, novo atrativo turístico de inverno em Teresópolis

Confirmada mais uma edição do Festival Choco Serra em Teresópolis

Antigo túnel da Estrada de Ferro Therezópolis é reaberto

Guarda Municipal intensifica ações contra carros nas calçadas em Teresópolis

Polícia Civil doa mais de 20 mil peças de roupas apreendidas para instituições de caridade em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE