ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Caravana do Trabalho chega a Teresópolis com mais de quinhentas vagas

Data: 06/12/2018

O Secretário da pasta, Vinicius Oberg, que recém assumiu o desafio proposto por Claussen, enxerga na ação, uma excelente oportunidade para quem deseja adquirir novos conhecimentos e ingressar no mercado

Anderson Duarte

Semanalmente nossa reportagem acompanha as vagas oferecidas pelas mais diferentes entidades, empresas e por nossas publicações no caderno de classificados, no mercado de trabalho teresopolitano. Mesmo com a severa crise do emprego em nosso país, com uma população de desempregados superior a de muitas nações pelo mundo, alguns pontos de trabalho acabam por se repetir a cada mês, reflexo direto e impiedoso da ausência de mão-de-obra especializada para preencher tais postos. A falta de qualificação e ensino técnico profissionalizante, leva a cidade a ter que importar muitos dos seus talentos que poderiam estar sendo lapidados e se desenvolvendo em nosso município. Mas essa realidade, se depender da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária da gestão Claussen, está com os dias contados, sobretudo em meio a juventude e no segmento do primeiro emprego. Amanhã, 07, a Carreta da Caravana do Trabalho vai estacionar na Praça Olímpica para inscrever pessoas que quiserem fazer um curso com a chancela da UNIRIO e do Ministério do Trabalho, inteiramente gratuita.
O Secretário da pasta, Vinicius Oberg, que recém assumiu o desafio proposto por Claussen, enxerga na ação, uma excelente oportunidade para quem deseja adquirir novos conhecimentos e ingressar no mercado, seja para a primeira oportunidade ou na busca pela recolocação. “Atrair cursos mais qualificados é uma orientação do Prefeito Vinicius Claussen, já que Teresópolis não tem um Campus de Instituição Federal. Essa aproximação é muito importante para a juventude porque abre inúmeras possibilidades. Acreditamos que cuidando bem da qualificação da nossa juventude, oferecendo um ensino de maior qualidade e mais atrativo para esses jovens, teremos um índice de evasão e de despreparo técnico muito baixo. Todo jovem quer estudar e se aprimorar, acontece que as vezes o poder público não oferece essa oportunidade a ele, e isso nós pretendemos mudar”, disse Oberg em entrevista ao programa Jornal Diário na TV desta quarta-feira, 05. Segundo o secretário, jovens com mais de quinze anos e que desejam melhorar suas chances no mercado de trabalho terão essa oportunidade especial a partir de amanhã.
São 540 vagas para os cursos de Assistente Administrativo, Turismo e Hotelaria, Recepção do Cliente e Telemarketing e não há pré-requisito de escolaridade para o participante, apenas que seja maior de quinze anos. O atendimento durante todo o dia até as dezessete horas. De acordo com Vinicius Oberg também existem vagas para professores e monitores. “A Caravana do Trabalho também tem vaga para professores, ou seja, através de contratação pela UNIRIO, estão sendo ofertadas vagas para docentes em Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Trabalho e Cidadania, para ministrar oitenta horas do módulo básico dos cursos e monitores. Ao todo, são duzentas horas de aulas, divididas entre módulos básico e técnico. Mas é importante dizer que essas vagas são limitadas e a inscrição para o processo seletivo é feita pela internet sendo amanhã a data limite para tal”, enaltece Oberg.
O Projeto Caravana do Trabalho, programa itinerante de qualificação social e profissional para a juventude, é uma iniciativa do Ministério do Trabalho, em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e tem o apoio da Prefeitura de Teresópolis. A proposta é democratizar e expandir a qualificação social e profissional nas áreas de difícil acesso, através de modos alternativos, como os itinerantes, de qualificação social e profissional. Os participantes receberão material didático e uniforme gratuitamente e, ao final dos cursos, serão certificados pela UNIRIO e Ministério do Trabalho. As aulas acontecerão à noite no CEROM, no coração do Bairro de São Pedro, e na Escola Municipal Francisco Maria Dália, no terceiro distrito, em Bonsucesso. O projeto oferece duas formas de inscrição: na carreta do projeto ou pela internet, através do site www.caravanadotrabalho.org.br. A confirmação da matrícula é presencial, mediante apresentação de documento com foto. Oberg chegou na semana passada ao cargo, em substituição a Marcos Jaron, que ocupava a pasta interinamente e que continuará como titular da Secretaria de Desenvolvimento Social.
O secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Vinicius Oberg Guedes, informou que assume com a determinação de garantir mais oportunidades aos trabalhadores e empreendedores de Teresópolis. “Recebi, como missão do Prefeito, o desafio de acelerar o crescimento econômico da cidade, com foco na geração de novas oportunidades para população. Também queremos fortalecer nossas vocações, além de estimular novos setores, como a “economia criativa” e empresas ligadas a tecnologia”, pontuou. Vinicius Oberg tem 32 anos, é graduado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. Empreende no segmento de comunicação há mais de 10 anos, onde já realizou diversos projetos ligados ao público jovem. Também é conselheiro do MercoSerra, agência de negócios da Região Serrana, e mentor do Shell LiveWire, programa internacional de apoio ao empreendedorismo.

 

Compartilhar:






ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carreta da Caravana do Trabalho está na Praça Olímpica

Celulares irregulares são bloqueados em 10 estados

Agricultura Familiar vai receber investimento de R$ 835 mil

Pesquisadores procuram por "onça branca" da Serra dos Órgãos

Rua do entorno da Praça Olímpica fechada até o dia 17

        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ