Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Carnaval foi de tranquilidade e poucos crimes registrados em Teresópolis

Delegado externa preocupação com o aumento no número de casos de violência contra a mulher

Luiz Bandeira

O carnaval 2023 em Teresópolis foi marcado pela tranquilidade, moradores e visitantes desfrutaram de toda a segurança proporcionada por efetivos reforçados e estratégias de patrulhamento muito bem planejadas. Houve uma preocupação do governador Claudio Castro em reforçar o efetivo das polícias Civil e Militar, o programa Segurança Presente também aumentou as patrulhas nas regiões de grande aglomeração de pessoas em todo o município e a secretaria municipal de Segurança Pública colocou todos os agentes da Guarda Civil Municipal, inclusive com a unidade de cães K9, nas ruas. A prefeitura também contratou uma empresa privada de segurança desarmada em auxílio às forças de segurança. E com todo esse investimento e empenho pela segurança e tranquilidade da população, não é de se estranhar que houvesse poucas anotações criminais nesse período carnavalesco. A equipe do jornal O Diário e Diário TV esteve na 110ª Delegacia de Polícia para conversar com o delegado Márcio Dubugras sobre os registros nesse período.

O titular da nossa DP reforçou que o carnaval de Teresópolis foi tranquilo, mas apontou que mesmo assim crimes foram cometidos e denunciados na delegacia. “Nós tivemos poucos crimes nesse período de carnaval. Foram dois roubos e um furto de celular. Um roubo aconteceu na Calçada da Fama, por volta de 5h da manhã de terça-feira, 21, quando um transeunte foi abordado por sete menores, meninos e meninas, agredido e sido subtraído da carteira e celular. Nós tivemos outro furto também ocorrido em bloco de carnaval em que foi levado um celular. Então com relação aos eventos de carnaval, blocos, shows, nós só tivemos um roubo sem uso de arma de fogo e um furto. Nós tivemos outro roubo que ocorreu também de madrugada, no Bairro de São Pedro, em que também foi subtraído um celular e os dois autores usaram de força física, não usaram arma de fogo, foi através de agressões”, informou o delegado.
O policial destacou com certa preocupação o fato da violência contra a mulher ter sido denunciada na 110ª DP ao menos sete vezes nesse período de carnaval. “A gente percebe que infelizmente acontece e aconteceu aqui em Teresópolis, que existe, no período de carnaval, um aumento no número de violência doméstica. Nós tivemos nesse período de carnaval sete agressões contra mulheres, isso em média resulta em mais de um registro por dia de violência contra mulher no carnaval”, pontua o Dr. Marcio, que disse ainda que considera que “dos feriados anuais, o que tem mais casos de violência doméstica contra a mulher é justamente o período do carnaval”.

Denuncie!
O delegado fez um apelo para que a mulher agredida não se intimide com o agressor e denuncie quando sofrer qualquer tipo de violência. “Nós tivemos sete casos agressão e isso é um número a cima do normal para Teresópolis, levando em conta os fatos que foram registrados, mas a gente sabe também dos casos de subnotificação. A gente sempre pede muito que a mulher compareça a delegacia e registre. As mulheres têm que entender que elas não estão sozinhas, nós vamos dar toda a assistência a elas”, apela Dubugras.

Prisão
O delegado da 110ª DP citou ainda o caso de um homem preso na última terça-feira, 21, por agredir, torturar e estuprar a companheira. “A vítima era estuprada, agredida, ele chegou a comprar correntes para manter ela em cárcere e ela decidiu denunciar”, resumiu o delegado o caso reportado pelo Diário nesta quarta-feira, 22. O homem foi preso após investigação e pedido de acautelamento feito pela PCERJ em Teresópolis.

Atendimento
O Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM) da 110ª DP funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados o horário é das 9h às 19h. O NUAM é a unidade especializada no município que atende e acolhe mulheres vítimas de violência doméstica ou de gênero. Ele é mantido pela Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher.

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE