Os motoristas de ônibus de Teresópolis vão passar por uma capacitação para acolher e agir nos casos de assédio e importunação sexual contra as mulheres no transporte público da cidade. A iniciativa, que já tem início no carnaval, é uma parceria da Prefeitura Municipal de Teresópolis, através da Secretaria da Mulher, e das empresas Dedo de Deus e 1º de Março, que operam o transporte no município. A ação conta também com o apoio da Polícia Militar, através da Patrulha Maria da Penha, do 30º BPM.
Os motoristas estão recebendo instruções a serem adotadas em casos de flagrante do abuso sexual, seja através da sua própria observação ou de denúncia da vítima e dos demais passageiros do ônibus. O protocolo prevê que, assim que receber uma queixa, o motorista deve parar imediatamente o coletivo, acolher a vítima e solicitar apoio da coordenação da empresa de ônibus e acionar a Patrulha Maria da Penha, a Polícia Militar ou a Guarda Municipal. Além disso, eles receberão informações de técnicas sobre como lidar com essa situação dentro dos coletivos e serão preparados para se tornarem parte da rede de enfrentamento à violência contra a mulher. A capacitação será realizada por profissionais da Secretaria de Mulher, com o apoio de policiais da Patrulha Maria da Penha entre os dias 25 e 27 de fevereiro, em dois turnos: das 9h às 10h e das 15h às 16h, no auditório da Viação Dedo de Deus.

Campanha nos ônibus
Além do treinamento dos motoristas, uma campanha com cartazes fixados dentro dos ônibus durante todo o período carnavalesco, irá levar a mensagem “Ouviu um não, respeite a decisão. Nesse ônibus não tem lugar para o abuso”. A campanha, que contará também com adesivos no vidro traseiro dos coletivos, tem o objetivo de ampliar a mensagem de alerta nesse período do ano e incentivar a denúncia e a conscientização de todos para um carnaval de respeito às mulheres.
Termo de compromisso
Tanto o treinamento dos motoristas quando a campanha, já fazem parte das ações previstas em um termo de compromisso que será assinado no dia 7 de março, entre a Prefeitura e as empresas de ônibus, em comemoração ao mês da mulher, para o combate ao assédio sexual e a violência contra a mulher. O termo prevê campanhas permanentes de combate ao assédio dentro dos ônibus, com cartazes contendo os telefones para denúncias e informações sobre os postos de acolhimento no município de Teresópolis, além do treinamento anual dos motoristas de ônibus da cidade para o enfrentamento ao assédio nos transportes públicos.
De acordo com a pesquisa realizada anualmente no sistema de transporte público de Teresópolis pela WRI Brasil, 66% das pessoas que utilizam os ônibus da cidade se identificam como do gênero feminino, o que evidencia a relevância do transporte coletivo como um ambiente de ocupação feminina, e um espaço importante para a realização de campanhas de combate à violência e o assédio sexual.