Juliana Ludwig
Um carro bateu no muro da futura Casa do Paquequer, localizada na Avenida Rotariana, no Soberbo, em Teresópolis, na madrugada desta quinta-feira (12). O veículo Ford Fiesta de cor cinza atingiu a estrutura de proteção do imóvel, derrubando parte do muro da propriedade que foi desapropriada pela Prefeitura para receber um novo espaço cultural. Motoristas e pedestres que passavam pela região nas primeiras horas da manhã foram surpreendidos com o veículo danificado em frente à portaria do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
Foi necessário interditar parcialmente a via para a retirada do veículo, nas primeiras horas da manhã. De acordo com informações apuradas no local, o motorista teria perdido o controle da direção e, após o impacto, abandonado o veículo. Nesse tipo de situação, o condutor pode ser acionado para pagar o prejuízo causado, no caso o muro de um imóvel de propriedade do município.


Mais um acidente e estacionamento
O secretário municipal de Cultura, Wanderley Peres, esteve no local para verificar o estrago e explicou que esta não é a primeira vez que um carro invade a área, que em breve será mais um equipamento da pasta. Inicialmente, o terreno também deverá funcionar como estacionamento para atender à grande demanda na região. “Pretendemos abrir essa casa ainda este ano. Há uma carência muito grande de estacionamento nessa área, principalmente no período de verão. A ideia é preparar o espaço para cerca de 40 carros. Enquanto isso não acontece, infelizmente já tivemos casos de veículos entrando aqui de forma irregular. Hoje foi a segunda vez”, explicou.
Mais sobre a Casa do Paquequer
De acordo com o secretário, a futura Casa do Paquequer será um espaço dedicado à valorização da história e da cultura brasileira, abordando temas como os povos originários e a obra “O Guarani”, de José de Alencar, ambientada na região da Serra dos Órgãos. “A casa será um presente para a cidade. Vamos contar a história da presença indígena no Brasil e também falar da obra de José de Alencar, que se inspirou na Serra dos Órgãos. É um espaço que vai contribuir muito para a cultura e o turismo de Teresópolis”, destacou.







