Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Carros de pessoas com autismo podem ser identificados

Motoristas devem ser instruídos a evitar ruídos sonoros perto desses veículos

O Governo do Estado pode ser autorizado a fornecer adesivos que identifiquem os carros de pessoas no Transtorno do Espectro Autista (TEA). A autorização consta no Projeto de Lei 322/23, do deputado Fred Pacheco (PMN), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, nesta quarta-feira (25). O texto seguirá para a sanção ou veto do Governo do Estado, que tem um prazo de até 15 dias úteis. O selo deverá ser fornecido de forma gratuita. O objetivo da norma é instruir os outros motoristas a evitar ruídos sonoros próximos dos veículos com o selo de identificação. Barulhos como buzinas, alto volume de caixas de som, escapamento adulterado e apitos podem provocar mal-estar nas pessoas com TEA. Os materiais adesivos e as orientações aos motoristas e campanhas de conscientização no trânsito poderão ser fornecidos pela Subsecretaria de Cuidados Especiais do Estado do Rio de Janeiro ou pelos municípios em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ).
Para obtenção da identificação veicular, os interessados ou os responsáveis pela condução do veículo deverão comparecer ao órgão competente, munido de todos os documentos necessários e que comprovem essa condição para a realização do cadastro. A credencial cadastrada deverá ser colocada no vidro traseiro do veículo, esclarecendo ainda, que o selo não dará benefícios no trânsito.
De acordo com Fred Pacheco, 90% da população com TEA apresenta sensibilidade sonora, o que pode resultar em crises emocionais desencadeadas por ruídos intensos. “Essas medidas visam a promover a inclusão social e a segurança dessas pessoas, sensibilizando a população e incentivando a colaboração de todos para criar um ambiente mais acolhedor e seguro”, afirmou.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 30/05/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rota dos Vinhos oferece experiência turística no interior de Teresópolis

Por trás das câmeras: a rotina intensa da imprensa na Granja Comary

HCTCO terá “revisão interna” após morte de bebê durante parto

Escola Neidy Angélica, 20 anos construindo o futuro de jovens do interior

São Paulo investiga caso suspeito de ebola em homem de 37 anos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE