Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Casa da Inovação de Teresópolis encerra o ano com 600 alunos

Formatura teve transmissão ao vivo pela Diário TV em Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis

A Casa da Inovação Estrada de Ferro Therezópolis, escola de habilidades digitais sediada no bairro da Beira Linha, encerrou 2023 com o marco significativo de 600 alunos formados nos cursos gratuitos de tecnologia e música oferecidos pela instituição. A terceira turma, com 200 alunos, foi graduada nesta segunda-feira (11) em cerimônia realizada no Espaço Cultural Higino. Com a presença dos estudantes, familiares e convidados, o evento foi apresentado pelo idealizador do projeto, Alex Castellar, e contou com apresentações musicais, homenagens a personalidades destaques no município e entrega de certificados.
Além dos cursos de tecnologia, a Casa da Inovação também abriga um projeto musical inovador: a Orquestra Sustentável da Casa da Inovação. Unindo música e sustentabilidade, a orquestra é formada por 18 crianças e adolescentes e liderada pelo maestro Edmilson Mello de Lima. O grupo utiliza instrumentos musicais feitos a partir de materiais reciclados, transmitindo mensagens sobre a importância da preservação ambiental. Um dos destaques da noite foi exatamente musical, o encontro do compositor do bairro da Beira Linha José Carlos Papae com a orquestra, entoando juntos a canção de sua autoria “Noites traiçoeiras”, popularizada nacionalmente nas vozes de cantores cristãos, como Régis Danese e o Padre Marcelo Rossi.

Papae foi um dos homenageados da noite, por sua relevância no cenário musical nacional, divulgando também o nome da Beira Linha e Teresópolis para todo o país. Além dele,
também recebeu uma homenagem o ex-vereador José Carlos Faria, importante liderança na região do terceiro distrito detentor do título de vereador com maior votação da história de Teresópolis. “Teresópolis tem 40% dos jovens entre 15 e 17 anos fora da escola. Temos visto o crescimento da violência na cidade. Projetos como o da Casa da Inovação renovam a esperança de que é possível sonhar, é possível fazer diferente, dar novas oportunidades.
Sou de uma família extremamente pobre, estudei a vida toda na escola pública e sou um exemplo do que a educação pode fazer na vida de uma pessoa. É exatamente isso que estamos fazendo na Casa da Inovação, unindo educação, inovação e cultura para gerar oportunidades”, afirmou Alex Castellar, idealizador do Projeto Casa da Inovação.

Alunos são condecorados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Um dos momentos mais simbólicos da noite de formatura foi a premiação dos alunos do projeto Caça Asteroide MCTI, que a Casa da Inovação desenvolve em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Sete alunos, denominados “cientistas cidadãos”, receberam a medalha de bronze pela atuação no projeto de astronomia pelos resultados na identificação de novos asteroides no Sistema Solar.

Expansão para os bairros do São Pedro e Bonsucesso em 2024
Graças à excelência do trabalho realizado pela Casa da Inovação de Teresópolis na Beira Linha ao longo do primeiro ano de atuação, o projeto não somente será renovado para 2024 como será ampliado, ganhando duas novas unidades, nos bairros do São Pedro e de Bonsucesso. Dessa forma, a instituição espera triplicar o número de alunos atendidos.

Sobre a Casa da Inovação de Teresópolis
Uma realização do Ministério da Educação, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Instituto Realizando o Futuro, com recursos destinados via emenda parlamentar do Deputado Federal Altineu Cortes, a Casa da Inovação Estrada de Ferro Therezópolis é uma escola de habilidades digitais que oferece cursos gratuitos de Robótica, Desenvolvimento de Jogos, Digital Influencer, Criação de Aplicativos, Introdução à Informática, Edição de vídeos, Pilotagem de Drone, Reforço Escolar e Música. A instituição está localizada na Rua Beira Linha, nº 329, no bairro da Beira Linha, com funcionamento de segunda a sábado, das 9h às 17h. Está nas redes sociais como @casadainovacaoteresopolis. Os cursos são gratuitos e as matrículas para 2024 já estão abertas. A instituição recebe alunos de todas as idades.

Edição 22/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Moradores denunciam possível foco do mosquito em casa abandonada

ÔNIBUS: Rodoviários de Teresópolis podem parar no próximo fim de semana

SindPMT vai debater contratação de 475 trabalhadores “por fora” para a Educação

Oncoginecologista do Hospital São José atenta para perigos do câncer feminino

Caixa lança edital de concurso com 3,2 mil vagas para técnicos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE