A Casa da Inovação Estrada de Ferro Therezópolis promoveu na segunda-feira, 19 de dezembro, no Teatro Higino, a solenidade de sua primeira formatura. O Teatro teve a sua lotação máxima de 400 pessoas, entre formandos e seus familiares.
Foram 170 alunos formados divididos em 20 turmas, nos cursos de robótica, programação para games, criação de aplicativos, digital influencer, introdução a informática e o curso 60+ (inclusão para alunos a partir dos 60 anos).
Seu Domingos Capistrano de 90 anos fez questão de quebrar o protocolo e pedir a palavra. “Faço questão de falar, eu estou me sentindo um garoto de 10 anos. Nunca é tarde para se aprender alguma coisa, estudem porque a educação salva o mundo.” Já a aluna Sophia Candido de 13 anos do curso de digital influencer, apresentou o seu trabalho e também fez as suas colocações: “Foi muito importante para mim entender um pouco mais sobre esse universo da comunicação digital, vou continuar fazendo os próximos módulos do curso.”
A casa da Inovação Estrada de Ferro Therezópolis, foi inaugurada no dia 15 de setembro deste ano, no bairro da Beira Linha e funciona de segunda a sábado das 8h às 20h. O Projeto recebe o apoio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), graças ao Deputado Federal Altineu Côrtes que foi o autor da emenda parlamentar que permitiu custear a implantação e o custeio da Casa da Inovação.
Em 2018 O Projeto Casa da Inovação foi vencedor do maior prêmio da administração pública do Brasil, O Prêmio Prefeito Empreendedor do SEBRAE, o que levou o seu idealizador Alex Castellar a palestrar nas maiores instituições de inovação do mundo, entre elas a Microsoft, a Google, a Apple e as Universidades de Annemberg e Stanford. Estas Instituições compõem o Vale do Silício na Califórnia – Estados Unidos. “Esse é um dos mais importantes projetos, pois envolve crianças, jovens, adultos e idosos, com atividades que fomentam um desenvolvimento voltado para a área da tecnologia e inovação. Preparando os jovens para o futuro e os idosos para o agora” — comemora , Alex Castellar. Fizeram uso da palavra, o diretor Geral Jorge Maia, a coordenadora pedagógica e tecnológica Vânia Lopes, a coordenadora pedagógica de inclusão, Grazienne Bruno, e o Secretário municipal de ciência e tecnologia Vinicius Oberg.
A Casa da Inovação oferece gratuitamente cursos de robótica, programação para games, criação de aplicativos, digital influencer, introdução a informática e o curso 60+ (inclusão para alunos a partir dos 60 anos).
No mês de Janeiro a Casa oferecerá à população atividades de férias e em Fevereiro retomará as aulas a todo vapor. Em breve terão novas vagas para quem quiser participar dos cursos. Para saber mais acompanhe a Casa da Inovação nas redes sociais: Instagram — @casadainovacaoteresopolis
Facebook — /casadainovacaoteresopolis