Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Casa de Cultura recebe o espetáculo “Os Chaplin”

Teatro voltado para o público surdo garante acessibilidade e inclusão

Maria Eduarda Maia

Nascido em 1889, Charles Spencer Chaplin Junior, mais conhecido como Charlie Chaplin, foi um ator e cineasta britânico que marcou a era do cinema mudo, deixando um legado inesquecível para a história da indústria cinematográfica. Tendo em vista toda sua importância, a Oficina de Teatro da Melhor Idade produziu o espetáculo “Os Chaplin”, um teatro mudo para marcar a conclusão deste curso e reunir a população surda de Teresópolis para vivenciar uma experiência única. Nesta segunda-feira (18), o dramaturgo, diretor e professor da oficina Leonardo Pergaminho, a intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) Mônica Freitas e dois integrantes do espetáculo, Paulo César e Jussara Marinho, estiveram na Diário TV para participar do programa do Hélio Carracena e dar mais detalhes da apresentação.
“É um espetáculo em que a gente trabalha com a acessibilidade e inclusão, tendo a presença da Mônica Freitas, que tem parceria com a gente, para fazer a tradução de Libras”, expôs Leonardo Pergaminho. Realizando uma pesquisa mais apurada, o professor da oficina declarou que 15% da população teresopolitana é de surdos, ressaltando que o espetáculo será integrativo. “Teremos um tradutor de Libras presencialmente, podendo se comunicar com esse público diretamente”, afirma. Aberta ao público, a apresentação “Os Chaplin” conta com cenas do cinema mudo de Charlie Chaplin, possuindo um histórico poético e lúdico da Oficina de Teatro da Melhor Idade para surpreender o público. O espetáculo, mesmo sendo teoricamente mudo, terá à disposição a intérprete de Libras Mônica Freitas para acolher o público surdo presente. “A ideia é levar a acessibilidade para os surdos. O espetáculo é praticamente todo mudo, tendo algumas interferências sonoras, que dão uma trajetória para o espetáculo e para ajudar na composição. Ao final do espetáculo, nós temos uma surpresa que é um poema do Charlie Chaplin declamado por mim”, pontua Leonardo Pergaminho.

SERVIÇO

  • “Os Chaplin”
  • Data: 24 de novembro (domingo), às 16h
  • Local: Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, Araras)
  • Classificação livre
Integrantes da peça “Os Chaplin” estiveram na Diário TV para participar do programa do Hélio Carracena e dar mais detalhes da apresentação. Fotos: Vinicius Barros / O Diário


Edição 21/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dependência, Independência ou interdependência?

O Amor pelo Rio e o G-20

Programa “Limpa Rio” não resolve situação do Paquequer

Diplomação dos eleitos em Teresópolis será no dia 19

Resgatada de maus tratos, cadela Jade ainda não encontrou um novo lar

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE