Isla Gomes
O basquete é um esporte coletivo criado nos Estados Unidos e praticado em todo o mundo. Seu nome está relacionado com dois de seus elementos principais: a cesta (em inglês, basket) e a bola (ball). Desde sua criação até os dias de hoje, o basquete se desenvolveu muito e hoje é considerado o segundo esporte mais popular do mundo. Este final de semana o município de Teresópolis recebe a energia pulsante desse esporte, trata-se das olimpíadas de torneios de basquete que ocorre entre os dias 16 e 17 de setembro durante todo o dia. As quadras da Casa de Portugal/THC na Avenida Lúcio Meira, 850, Várzea, serão palco desses eletrizantes jogos.
“A expectativa é muito grande, esse torneio é muito legal, estamos na terceira edição e dessa vez é basquete 3×3, onde nós demos autonomia para os jovens jogadores das categorias sub-14, sub-16, sub-18, para que eles possam formar times com seus respectivos amigos e participarem dos jogos, então a expectativa é geral, tanto minha como treinador quanto a deles como jogadores. É importante ressaltar que a entrada é gratuita, então já fica o convite para os amigos, pais dos atletas e até mesmo simpatizantes do esporte para virem aqui prestigiar e torcer pelo pessoal”, explica o Professor da Academia B1 Basquete, Victor Almeida.
A equipe da Diário TV e do Jornal O Diário esteve em um dos treinamentos dos atletas na Casa de Portugal e pôde constatar de perto que a galera está animada e se preparando a todo vapor. “Estamos treinando a bastante tempo para essas olimpíadas e acho que estamos preparados para esse desafio, os treinadores estão pegando firme em nosso desenvolvimento como atletas e acho que vamos fazer bonito na quadra, mas acima de tudo, vamos nos divertir e confraternizar com os amigos, que é o objetivo principal do esporte”, declara o atleta Arthur de Castro.
Benefícios do esporte
Os benefícios desse esporte são visíveis em qualquer faixa etária, mas exerce grande influência na infância e na adolescência, ajudando o atleta a ter disciplina, promovendo competição e superação do esforço, além dos benefícios fisiológicos e principalmente mentais. “Antes do basquete eu só ficava em casa, foi através desse esporte que tive forças que comecei a me socializar mais, fiz amizades novas, me senti muito mais feliz como se entrasse em um ciclo novo. Mesmo que em um dia ou outro a pessoa não jogue tão bem, isso não tem problema, o melhor é podermos estar juntos nessa equipe, o divertimento é sempre garantido”, conclui Arthur.
Detalhes
O evento contará com premiação para os três primeiros colocados e durante os intervalos dos jogos haverá torneios de habilidades. A entrada no clube é gratuita, propiciando um ambiente perfeito para levar a família para torcer e apoiar os atletas. A entrada será feita pelo portão da Avenida Delfim Moreira. Além dos jogos, durante o evento haverá espaço kids, gastronomia e cerveja artesanal.