Luiz Bandeira
A casa construída irregularmente no bairro do Panorama e que ameaçava desabar sobre outros imóveis logo a baixo, na Rua Oscar José da Silva, está gradativamente desaparecendo, o que trás uma sensação de alívio para os moradores que tiveram que deixar suas casas, por pelo menos 23 dias, devido ao risco iminente de desabamento do imóvel.
Gisele Fonseca, uma das moradoras prejudicadas pela construção irregular falou para O Diário sobre os transtornos pelos quais passa. “são quatro família que tiveram que deixar suas casas, duas foram abrigadas por parentes, minha família e uma vizinha da minha casa, fomos alojados em um hotel. O proprietário sumiu, ele chegou a pagar algumas diárias do hotel mas não cobriu nossos gastos. “Foi um enorme transtorno que esse rapaz nos causou, tendo esse período de pandemia como principal agravante. Muito triste ser tirada de casa por conta de um inconsequente”. Segundo Gisele a Defesa Civil Já liberou sua casa e dos vizinhos e há cerca de um mês eles já puderam voltar para seus lares.
A casa que estava sustentada sobre pilotis, tinha três andares e um quarto pavimento seguia em construção. Os vizinhos recorreram à fiscalização da prefeitura, porém mesmo com a interdição da defesa civil, havia o risco de desabamento e a necessidade de que o imóvel fosse desconstruído o quanto antes. Uma batalha travada pelos moradores prejudicados com o poder público e o proprietário do imóvel irregular, até que o prefeito Vinicius Claussem, abordado pelos moradores no pátio da Diário TV, na ocasião de uma entrevista, tomou conhecimento dos fatos e determinou providências para a demolição imediata. O resultado é que logo depois desse dia, uma empresa foi contratada para demolir de forma gradativa e criteriosa a construção irregular.
O fato é que o proprietário do imóvel construído sem respeito às normas técnicas e que não sofreu fiscalização prévia de órgão competentes, amargou um grande prejuízo, assim como os moradores que temporariamente tiveram que abandonar suas casa. A administração municipal ainda não conseguiu explicar como permitiu que isso acontecesse. Vale o alerta para que a prefeitura reforce a fiscalização e para que ninguém mais tente construir sem uma devida orientação técnica.
Demolição_casa1 – Gisele Fonseca diz estar aliviada por poder voltar pra casa
Demolição_casa2 – Trabalho de demolição segue normas de segurança
Demolição_casa3 – Trabalho de demolição segue normas de segurança
Demolição_casa4 – Trabalho de demolição segue normas de segurança