Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Casal luta para reaver imposto cobrado a mais pela Prefeitura de Teresópolis

Valor pago para legalização de imóvel foi revisto, mas diferença ainda não foi devolvida

Na tarde da última segunda-feira, 28, o casal Márcio Murakami Miranda e Sarah Murakami esteve na redação do jornal O Diário e Diário TV para relatar o que entendem como “uma verdadeira batalha” que estão vivendo desde o final do ano passado para reaver um valor cobrado indevidamente pelo governo municipal por uma taxa de ITBI, Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. Trata-se de um tributo que deve ser pago por quem compra um imóvel antes da negociação, medida seguida à risca pelo casal para efetuar o financiamento de uma residência no bairro do Bom Retiro. Tudo teria funcionado corretamente se o valor aplicado não fosse diferente do que realmente deveria ter sido cobrado e, não bastasse isso, depois da regularização da taxa, não se arrastasse por tanto tempo a efetivação do estorno para Sarah e Márcio. “Houve um erro de cálculo do imposto e solicitamos a verificação do valor pago e restituição. Assim, estamos desde novembro tentando reaver e não conseguimos tal solução. Todos os documentos que pedimos para comprovar o valor pago a mais e os documentos para sermos restituídos foram apresentados. Eles alegam que não tem funcionários e quando questionados dizem que tem processo desde 2017 esperando”, pontua Sarah, que aguarda o ressarcimento de R$ 14.707,64.
O erro indicado na cobrança ocorreu, segundo o casal, porque foi cobrado o valor de imposto em sua totalidade. Na verdade, por se tratar de compra de apenas 50% do imóvel, visto que a outra metade já era de propriedade de Márcio, por se tratar de herança, a taxa deveria ter sido menor. Não bastasse o embate para acertar a o tributo a ser pago, Márcio relata que foi necessário pagar uma nova guia no começo de 2022. “Estávamos com prazo para apresentar a documentação para obter o financiamento. Então, como precisávamos de tal documentação para passar para o cartório, pagamos uma nova taxa”, relata. Essa segunda, em torno de R$ 4 mil – tarifa que inicialmente deveria ter sido cobrada pelo governo municipal. “Nunca havíamos comprado imóvel, então se a prefeitura falava que estava correto, acreditamos”, atenta Sarah, que diz ainda ter procurado o setor responsável diversas vezes para tentar encontrar uma solução.
O pagamento do ITBI imposto está previsto no Inciso II do Artigo 156 da Constituição Federal que informa que “compete aos Municípios instituir impostos sobre (…) transmissão “inter vivos”, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição”.

O que diz o governo
Nesta terça-feira, 29, cobramos um posicionamento do governo municipal. A prefeitura nega erro de sua parte e diz que ainda estão em aberto alguns documentos para efetivação do estorno do valor indicado. “O processo de restituição foi formalizado a pedido do Sr. Márcio Murak Miranda através da Sra. Sarah Schmaelter Murakami, sob a alegação de erro no contrato bancário e não erro de cálculo da Prefeitura – conforme documento assinado e entregue na Secretaria de Fazenda. Para que o processo de restituição seja formalizado de forma a não ter exigências é disponibilizado um checklist. Mesmo assim, alguns documentos não constavam na formalização. Por esse motivo, o processo ficou em exigência. Após a entrega dos documentos, ainda permanece em exigência, pois a procuração constante no processo dá “poderes para atuar junto à Prefeitura na restituição da guia de ITBI nº 2785/2021”, justifica a PMT.

FOTO: Sarah e Márcio Murakami relatam “uma verdadeira batalha” desde o final do ano passado para reaver um valor cobrado indevidamente pelo governo municipal – Marcello Medeiros

Tags

Compartilhe:

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE