Ascom/Diocese de Petrópolis
No último dia 15 foi realizado o Jubileu dos Catequistas do Decanato Santa Teresa, na Igreja Jubilar Santa Teresa, em Teresópolis, reunindo mais de 120 catequistas. O assessor eclesiástico para a Catequese, Padre Marcelo Alvarenga, expressou sua alegria com a participação dos catequistas e destacou que o evento foi um momento especial de oração e confraternização para dar início às atividades pastorais. “Este encontro foi a peregrinação jubilar dos catequistas do Decanato Santa Teresa. Todos os anos, no início do ano, realizamos um retiro para preparar nossos catequistas para a missão ao longo do período. Sempre escolhemos um tema pertinente à espiritualidade do catequista ou à espiritualidade cristã em geral. Neste ano, optamos, em vez do retiro, por realizar o nosso jubileu e a nossa peregrinação”, contou o sacerdote.
A programação teve início às 8h no CEAC da Paróquia Santa Teresa, onde os participantes aprofundaram seus conhecimentos sobre a história do jubileu, desde suas origens até os tempos atuais, com ênfase no Jubileu da Esperança de 2025. Padre Marcelo ressaltou que a celebração foi uma oportunidade para os catequistas refletirem sobre a Esperança, recordando as palavras do Papa Francisco e do bispo diocesano, Dom Joel, que afirmam que a Esperança tem um nome: Jesus Cristo.
“A peregrinação à Igreja Jubilar Santa Teresa teve início na praça, onde os catequistas se reuniram e seguiram em procissão conduzidos pela Cruz Jubilar. Um dos momentos mais significativos foi a renovação das promessas batismais, seguida pela adoração ao Senhor. O evento foi encerrado com a celebração da Santa Missa e um almoço de confraternização”, informa Diocese Petrópolis.