Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cavalgada, boa comida e ar puro em passeios na zona rural

Agência local divulga roteiro de um dia para turistas e teresopolitanos conhecerem melhor o interior

Teresópolis é a Capital Nacional do Montanhismo, nunca é demais lembrar, mas além das belezas cênicas protegidas por três unidades de conservação ambiental, uma federal, uma estadual e uma municipal, as maravilhas da zona rural, dividida no Segundo e Terceiro Distritos, não podem ser esquecidas. Pelo contrário, devem ser cada vez mais divulgadas e valorizadas, tamanha sua riqueza e possibilidades “para qualquer lado que se olhe”. Nas proximidades do Vale dos Frades ou na região de Santa Rita, nas proximidades de Água Quente ou Serra do Capim, sem esquecer Bonsucesso, Vieira e o entorno na divisa com Nova Friburgo, há muito que ver e fazer. Para quem não conhece muito bem o interior, uma dica é procurar as agências locais de turismo, que têm investido cada vez mais nos roteiros pelo interior, com possibilidades para quem gosta de se aventurar ou simplesmente curtir a tranquilidade de um dia no campo, com direito a boa comida, bebida e passeios como uma cavalgada.
Um dos programas oferecidos pela “Rota Certa Ecoturismo”, agendado para o próximo sábado, dia 15,  é uma cavalgada saindo do Haras Vale do Luar, às margens da rodovia RJ-130. “Durante o percurso vamos divulgando os pontos turísticos do Circuito Teresópolis-Friburgo, bem como todas as possibilidades de restaurantes do trecho”, divulgam os organizadores.  Uma das possibilidades para quem participar da cavalgada é um delicioso almoço rural no Rancho Sabor da Roça, no Vale dos Lúcios, no Terceiro Distrito. O restaurante tem buffet livre e oferece ainda cerveja artesanal. Na mesma propriedade pode ocorrer uma visita guiada e o cada vez mais procurado “colhe e pague na horta”, uma possibilidade de conhecer melhor a produção rural local e levar para casa produtos de qualidade com um bom preço.

Mais sobre o passeio
Tal roteiro tem possibilidade de saída às 9h, para a cavalgada, ou somente às 11h para quem quiser conhecer somente o rancho.  Para a primeira opção, o local de saída é a loja “Artesãos da Estrada”, no km 7,5 da RJ-130, em Albuquerque. Para mais informações sobre valores cobrados e outras possibilidades, o telefone é o (21) 99168-9019. O Instagram da Rota Certa Ecoturismo é o /rotacertaecoturismo

Para quem gosta de trilha
Uma boa dica é conhecer as Torres de Bonsucesso, localizadas na localidade de mesmo nome, no Terceiro Distrito, onde há opções de caminhada e escalada. Esse é um dos roteiros oferecidos pela agência na zona rural. Importante lembrar que, apesar de parecer um trabalho voltado para os turistas, os moradores locais também podem – e devem – participar.  “A grande maioria dos teresopolitanos e moradores desconhece sua própria cidade, muitos nunca foram nem no Parque Nacional. Nosso trabalho é tentar mostrar o que a gente acha bonito na cidade, começamos assim, e isso acabou virando um negócio de fato”, conta a coordenadora da Rota Certa, Cláudia Muniz. “Os turistas que vem de fora se encantam com os mínimos detalhes de nossa fauna e flora, ás vezes um pássaro diferente que está cantando já encanta profundamente aquele visitante. A natureza é muito exuberante, a pessoa que está guiando aquele grupo, precisa estar atento aos detalhes, as vezes apenas uma formiga carregando uma folha, mas para aquela pessoa que está acostumado com a ‘selva de pedra’ , aquilo tem um valor inigualável, então a gente tem que ter esse cuidado e atenção, entender essa pessoa, ver que tipo de atividade ela quer, todos querem vivenciar essas experiências”, afirma Cláudia.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE