Marcello Medeiros
Quem passou de veículo pelos quilômetros iniciais da rodovia Teresópolis-Friburgo nesta quarta-feira (16) teve que ter a atenção redobrada para não se envolver em acidente de trânsito: três cavalos ficaram soltos às margens e até nas pistas de rolamento da RJ-130 durante toda a manhã e início da tarde, correndo risco de serem atropelados ou fazerem motoristas perderem o controle da direção para desviar deles. Os animais foram vistos entre Albuquerque e Vargem, algumas vezes pastando no acostamento e outras seguindo em direção ao Centro. Até o fechamento desta edição, não havia informação sobre o recolhimento dos cavalos.
No final de semana, situação semelhante ocorreu nos bairros da Posse e Campo Grande, onde vários cavalos foram deixados ao longo da Estrada José Gomes da Costa Júnior. Importante frisar que animais de grande porte abandonados em via pública, ou soltos “para pastar”, podem ser recolhidos pela Coordenadoria de Proteção e Bem Estar Animal (COPBEA). Eles são enviados para o Curral de Apreensão Seropédica, vencedor da concorrência pública realizada pela prefeitura para os serviços de captura, transporte e guarda de cavalos, bois, mulas e burros. Nessas situações, os proprietários devem fazer contato com a COPBEA para que sejam emitidas as guias e pagas as taxas de apreensão, transporte, diárias, vacinas e exames para reaver os animais. Passados sete dias da apreensão, se não houver retorno do dono, os bichos poderão ser leiloados, vendidos ou doados, conforme previsto em lei.
Denuncie
Contato com a COPBEA pode ser feito pelo e-mail copbea@teresopolis.rj.gov.br. Denúncias e pedidos de fiscalização podem ser encaminhados à Ouvidoria Geral do Município pelos telefones 162 e (21) 2742-5074, pelo WhatsApp (21) 98126-4038, pelo e-mail ouvidoria@teresopolis.rj.gov.br e também pelo aplicativo e-Ouve. Todas serão encaminhadas à Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal.