Terminou esta semana a etapa de treinamento do Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro realizada no 16º GBM, o quartel de Teresópolis e que é referência na região por diversos tipos de atendimentos realizados – como resgates complexos em áreas de montanha – e a existência de uma grande torre de treinamento, que tem anexada ainda uma casa de fumaça, fundamental para preparar os ‘homens do fogo’ para agir no salvamento à população. Onze novos soldados do CBMERJ seguem agora para treinamentos específicos onde irão atuar e, futuramente, alguns podem inclusive receber como lotação o quartel em Pimenteiras.

O curso para Soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro é o Curso de Formação de Soldado (CFSD), que ocorre após aprovação no concurso público. A formação é intensiva, com duração aproximada de seis meses a um ano, e inclui tanto disciplinas teóricas quanto práticas, como atendimento pré-hospitalar e combate a incêndios. Durante o curso, o aluno é remunerado e, ao final, é aprovado no cargo de soldado da importante corporação.
Em setembro, os recrutas do 16º Grupamento de Bombeiros Militares de Teresópolis, acompanhados pelos instrutores Major Álvaro e Subtenente Alexandre, participaram de atividade no município de Magé, onde fica o 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA). Eles conheceram o canil do grupamento e acompanharam a rotina de treinamento dos cães que atuam em operações de busca e resgate. Os soldados também receberam instruções do Capitão Bombeiro Militar Pellerano, que apresentou as técnicas aplicadas nesse serviço especializado. “Uma experiência enriquecedora, que fortalece a formação dos nossos bombeiros militares e evidencia a importância da integração entre as unidades do CBMERJ”, destacou o 16º GBM em publicação nas redes sociais.









