O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, na última terça-feira (09), a formatura de mais uma turma do Curso de Tripulante Operacional (CTO). Criado em 2010, o curso é uma especialização da Corporação voltada à atuação em operações aéreas de salvamento e apoio aeromédico, realizadas pelo Grupamento de Operações Aéreas (GOA).
A formação surgiu da necessidade de padronizar procedimentos e aprimorar a capacitação técnica dos militares que, no início das operações com aeronaves de asas rotativas, recebiam treinamento oferecido pela Polícia Civil. Com a criação do CTO, o CBMERJ passou a contar com uma grade curricular própria e alinhada às demandas específicas das missões desempenhadas pelo GOA.

O curso habilita médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e especialistas em salvamento no mar, em montanha e em altura. A conclusão com aproveitamento é uma das exigências para o desempenho das funções de tripulante operacional, que exige alto nível de preparo técnico, física e mental. Durante a formação, são avaliados também atributos comportamentais essenciais para atuação em cenários complexos.
A grade curricular inclui disciplinas como salvamento em altura, salvamento em montanha, salvamento aquático, conhecimentos técnicos de aeronaves, navegação aérea e terrestre, regulamentos aeronáuticos, segurança de voo, Crew Resource Management (CRM), Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO), atendimento pré-hospitalar e medicina de aviação. Doutrina operacional e outras temáticas complementam o conteúdo.









