Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

CBMERJ forma novos especialistas em suprimento de água para incêndios

Cerimônia marca a capacitação de 13 novos militares especializados para atuar em todo o estado

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, nesta quarta-feira (18), a solenidade de formatura da turma de 2025 do Curso de Operações de Suprimento de Água para Incêndios (COSAI). O evento acontece na sede do Grupamento Técnico de Suprimento de Água para Incêndios (GTSAI), em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio.

Nesta edição, 13 militares concluíram o curso, sendo cinco Oficiais e oito Praças. O COSAI foi criado em 2024 com o objetivo de qualificar bombeiros militares para atuar em operações de suprimento de água durante incêndios, uma das etapas mais estratégicas no enfrentamento desse tipo de ocorrência.

Com essa especialização, os formados passam a ter direito ao uso do distintivo COSAI, símbolo do preparo técnico adquirido e reconhecimento pela atuação diferenciada. Foto: Ricardo Cassiano / CBMERJ

O curso é fundamental para garantir a eficiência e a segurança das equipes, principalmente em operações complexas que exigem grande volume de água. Com essa especialização, os formados passam a ter direito ao uso do distintivo COSAI, símbolo do preparo técnico adquirido e reconhecimento pela atuação diferenciada.
A capacitação é realizada em parceria com a Diretoria-Geral de Ensino e Instrução (DGEI) e com a Diretoria de Instrução (DI) do CBMERJ. “Com a nova turma formada, o CBMERJ mostra para a sociedade, a excelência no combate a incêndios e na preservação de vidas e patrimônios, assegurando equipes cada vez mais preparadas para atender quem precisar”, destaca a corporação.

Simulado de incêndio
Já o 10º Grupamento de Bombeiro Militar (10º GBM), de Angra dos Reis, participou de um exercício simulado de incêndio na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). A atividade contou ainda com o apoio do Destacamento de Bombeiro Militar de Mambucaba (DBM 1/26) e da Brigada de Incêndio da Eletronuclear. O treinamento integra o calendário de preparação rotineira para resposta a emergências no complexo nuclear. O cenário simulado envolveu um princípio de incêndio em um caminhão de transporte de material embalado de rejeito radioativo, durante operação de içamento. A carga, uma resina com aproximadamente 2,5 toneladas, caiu parcialmente sobre a cabine do veículo, provocando o incêndio e deixando o motorista preso entre as ferragens.

Tags

Compartilhe:

Edição 13/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Estacionamento rotativo de Teresópolis já com novos valores

Teresópolis lança o Programa de Regularização Fundiária Casa da Gente

Feira da Serra neste final de semana em Teresópolis

MPRJ e Guapimirim firmam TAC para realização de concurso público

Rio mostra queda nos crimes de letalidade violenta e homicídio

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE