Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

CEDAL recebe o programa “Ginásio Experimental Olímpico”

Escola municipal é a primeira do segundo segmento a funcionar em horário integral

Ao retornarem para as salas de aula na segunda-feira, 14, os 340 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental do Centro Educacional Rose Dalmaso, no bairro de São Pedro, encontrarão várias novidades. Primeira escola municipal de Teresópolis a receber o GEO (Ginásio Experimental Olímpico), iniciativa do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) que leva a temática olímpica para o ambiente escolar, o CEDAL também é a primeira unidade escolar do segundo segmento do ensino fundamental a funcionar em horário integral, das 7h30 às 15h30. O programa, que proporciona a interação entre todas as disciplinas dos conteúdos regulares, com ênfase nos valores olímpicos, foi implantado nesta quarta-feira, 09, assinado pelo prefeito Vinicius Claussen e a secretária municipal de Educação, Satiele Santos. Realizada na escola, a solenidade reuniu equipe diretiva, professores, funcionários de apoio e representantes de pais e alunos.  
“Uma preocupação de nossa gestão é criar políticas públicas para oferecer opção de contraturno e escolas de tempo integral, para que nossas crianças e adolescentes não passem tempo ocioso nas ruas. E o GEO atende a este objetivo, acolhendo os alunos com atividades extras ligadas ao esporte, a competências emocionais e comportamentais. Nosso agradecimento ao COB pela parceria. Vivemos o desafio de escrever uma nova história na Educação, com um projeto pedagógico ousadíssimo para oferecer aos nossos alunos um futuro de muitas oportunidades”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.
Participando do lançamento do programa, a representante do Comitê Olímpico Brasileiro, Mariana Ribeiro, disse que “é um prazer ter o município de Teresópolis como o nosso mais novo parceiro. Ao longo do ano estaremos de braços abertos, construindo e realizando diversas ações para essa comunidade escolar. Acreditamos muito na força da união entre esporte e educação e, mais ainda, entre nós, do COB, e todos vocês”.
Secretária de Esporte e Lazer na primeira gestão do Prefeito Vinicius Claussen, a Vereadora Érika Marra comentou que “como profissional de Educação Física, e com uma vida pautada no esporte, estou imensamente feliz com essa inauguração. Esse modelo de ensino é maravilhoso, pois alia a formação acadêmica e esportiva com o objetivo de formar o aluno-atleta-cidadão. O esporte competitivo e o esporte educacional na mesma instituição escolar será um sucesso”.

O programa
A proposta pedagógica do GEO é direcionada para os anos finais do Ensino Fundamental e voltada para os valores esportivos aluno-atleta-cidadão, dando oportunidade aos estudantes com aptidões esportivas de desenvolverem seu potencial. Além de tempo integral, atividades do currículo comum e reforço escolar, os estudantes participarão de treinos semanais das modalidades olímpicas de xadrez, tênis de mesa, badminton e judô. Receberão quatro refeições balanceadas e terão uniforme diferenciado.
“Agradeço por estar à frente da Educação neste momento singular que vivemos. Temos que começar a entender a escola pública de uma maneira diferente, como espaço que possa oportunizar muito mais aos nossos alunos. E o esporte é um importante aliado da educação, ainda mais em período de pandemia. Aos professores que aceitaram esse desafio, nossa gratidão. Acredito que em breve retornaremos ao CEDAL para celebrar novas conquistas”, pontuou a secretária de Educação, Satiele Santos.

Desafio
A diretora do CEDAL se emocionou ao falar sobre a responsabilidade que tem pela frente, junto com sua equipe de educadores. “Quando criança estive na inauguração do CEDAL, em julho de 1988. Estudei aqui, dei aula e agora aceitei o desafio e estou à frente da escola com esse programa que me encantou e no qual acredito. Obrigada, Prefeito Vinicius Claussen e secretária de Educação Satiele, por investir e sonhar educação. Isso não tem preço”, disse Graziele Machado dos Santos.
Os professores estão animados com a nova proposta pedagógica da escola. “Iniciativa inteligente em benefício do aluno, que passará um tempo maior em um ambiente saudável, com acesso a mais conteúdo escolar e a modalidades esportivas”, opinou o professor de Língua Portuguesa, Filipe Costa. “Temos um grande compromisso com a educação em tempo integral para a formação do aluno crítico, cidadão e, quem sabe, um futuro atleta. Nossa equipe está engajada e com disposição para fazer esse sonho dar certo”, assinalou o professor de História, Philippe Guedon.
Pais e alunos estão animados. “Será espetacular para nossas crianças que, em vez de ficarem em casa ou na rua, terão mais tempo para estudar e aprender muito mais”, disse a cozinheira Regiane Silva. “Vai ser muito maneiro passar mais tempo na escola aprendendo coisas novas e também praticando esporte”, falou a aluna Ana Luiza Silva, do 8º ano.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Edição 18/08/2022
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Notícias falsas nas eleições de 2020 preocupam especialistas

Policial de férias prende acusado de tráfico na entrada da cidade

Policial civil denunciado por lavagem de dinheiro é preso no Rio

Magalu vai abrir loja em Teresópolis e inicia processo de contratação

Petrópolis x Teresópolis, a travessia mais bonita do Brasil