Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cederj oferece vagas de graduação para moradores do interior

O Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) tem expandido a sua rede de ensino pelo território fluminense, e neste primeiro semestre de 2021 está planejada a abertura de um novo polo do Programa, em Teresópolis. O Cederj vem oferecendo oportunidades de graduação para pessoas que moram longe de universidades ou que não têm horário compatível com a grade curricular.

Já existem 34 polos espalhados pelo Estado, sendo 12 na Região Metropolitana e 22 no interior fluminense (1 na Costa Verde, 5 no Médio Paraíba, 2 no Centro-Sul Fluminense, 4 na Região Serrana, 2 na Baixada Litorânea, 5 na Região Noroeste e 3 na Região Norte).

O avanço da tecnologia nas áreas de comunicação e informação garante novas possibilidades para o ensino a distância. Isso permitiu que, em 2009, Flávia Monteiro se graduasse em Pedagogia na primeira turma do polo Cederj de Natividade, no Noroeste Fluminense.

– Essa expansão dos polos do Cederj para o interior é muito importante, pois muitos não têm condições de frequentar uma universidade presencial, seja por questões de tempo ou deslocamento. Com o ensino a distância não existe fronteira geográfica para o aluno estudar – afirmou a pedagoga.

O Cederj é um consórcio formado pela Uerj, Uenf, UFF, UFRJ, UFRRJ, Unirio e Cefet/RJ. As universidades são as responsáveis por toda a formação acadêmica do estudante, desde a sua entrada até a diplomação, cabendo à Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, a gestão do consórcio.

Os cursos de graduação do Cederj permitem que o aluno estude no local e horário de sua preferência, seguindo um cronograma. Para isso, conta com material didático especialmente elaborado, além do apoio de mediadores presenciais nos polos espalhados pelo Estado e a distância (por telefone ou internet). Aulas práticas de laboratório, estágios curriculares obrigatórios e trabalhos, normalmente, são presenciais.

– A relação entre alunos, mediadores e funcionários do polo é de comprometimento e seriedade de todas as partes. Por ser aluna com visão subnormal, eu precisava de provas ampliadas e sempre tive esse suporte. O Cederj mudou a minha vida, estudei aqui e me tornei pedagoga. Atualmente sou funcionária do polo e posso ajudar os novos alunos, como me ajudaram quando estive aqui – contou Flávia Monteiro.

A interiorização do Cederj vem rendendo frutos. Ex-aluna de Ciências Biológicas do polo Cederj de Paracambi, Catherine de Almeida ganhou o prêmio Capes/Natura Campus de Excelência em Pesquisa 2020 por sua pesquisa, a qual provou que os períodos de chuva e seca realmente estão mudando com o aquecimento global.

– A graduação no Cederj foi muito boa, não há diferença na qualidade de ensino nas modalidades a distância e presencial. É uma ótima opção para quem não pode comparecer presencialmente em período integral – comentou a bióloga.

O ensino a distância permitiu que Catherine conciliasse a graduação de Engenharia Florestal na UFRRJ com as aulas de Ciências Biológicas da Uerj oferecidas pelo Cederj. A modalidade representa um desafio de adaptação para os alunos, tanto para acompanharem as aulas, quanto para dedicarem-se às atividades práticas.

– O Consórcio Cederj vem promovendo a universalização do ensino superior. São mais de vinte anos de um trabalho cuja missão é promover a interiorização do ensino superior a distância. Inclusive, o ensino a distância cumpre um papel de relevância social. A Fundação Cecierj e o Consórcio Cederj se consolidam como referência no Brasil – destacou Jorge Roberto Pereira, presidente da Fundação Cecierj.

 

Vestibular

O ingresso aos cursos de graduação a distância oferecidos pelas instituições de ensino superior que integram o Consórcio é realizado por meio do Vestibular Cederj ou usando a nota obtida no mais recente Enem realizado.

São oferecidos cursos a distância de Administração; Administração Pública; Biblioteconomia; Ciências Contábeis; Engenharia de Produção; Engenharia Meteorológica; Licenciatura em Ciência Biológicas; Física; Geografia; História; Letras; Matemática; Pedagogia; Química; Turismo; Tecnologia em Segurança Pública; Sistemas de Computação; e Gestão de Turismo.

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

Vinícius recebe o prêmio Prefeitura Empreendedora

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

“À Margem” é atração de sábado no Sesc

Arma de fogo, munições e pássaros, são apreendidos em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE